PL oficializa Jair Bolsonaro como candidato à reeleição

Agência Brasil

PL oficializa Jair Bolsonaro como candidato à reeleição

Tomaz Silva/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro fala durante a convenção nacional do Partido Liberal (PL), no estádio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O PL oficializou neste domingo (24) a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição no pleito de outubro. Também foi formalizada a participação do general Braga Netto como candidato a vice-presidente na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto neste ano. A votação foi por unanimidade. Jair Messias Bolsonaro é militar reformado, capitão do Exército. É o 38º presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2019. Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977.

Durante convenção partidária no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Bolsonaro lembrou dificuldades registradas em três anos e meio de governo. “Tivemos que enfrentar uma pandemia, uma guerra que não acabou ainda, uma seca como há muito não se via. Buscamos medidas para minorar o sofrimento do nosso povo. Alguns falam que eu não tenho olhado pelos mais pobres. Em 2020, quando falaram para todos ficarem em casa, eu disse para combatermos o vírus, mas sem destruir a nossa economia. Os informais foram obrigados a ficar em casa, para morrerem de fome”.

Leia também:

PL lança Onyx ao governo do EstadoPartido Social Cristão oficializa candidatura de Roberto Argenta ao governo do EstadoEm convenção nacional do PDT, Ciro é lançado candidato à presidência da RepúblicaPT oficializa chapa Lula-Alckmin para disputar a PresidênciaCandidatura de Ricardo Jobim ao governo do Estado é oficializada pelo Novo

Entre os convidados presentes, além de várias lideranças e pré-candidatos a diversos cargos, estão o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Somente Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro discursaram. A convenção começou com uma pregação religiosa e com o Hino Nacional. Bolsonaro iniciou sua fala passando a palavra à primeira-dama, que agradeceu o apoio e as orações de todos. “A reeleição não é por um projeto de governo, é um propósito de libertação”, disse.

Inquérito

Bolsonaro tem sido alvo de críticas internacionais por eventual interferência ou omissão em casos como os assassinatos da vereadora Marielle Franco em 2018, e do indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, neste ano. Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar denúncias de que teria interferido politicamente no trabalho da Polícia Federal e outros relacionados a familiares. Em 2021, o STF abriu inquéritos por fake news sobre as vacinas durante a pandemia da Covid-19 e ataque às urnas eletrônicas.

Leia todas as notíciasLeia todas as notícias sobre as Eleições 2022

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Série documental valoriza a história de patrimônios de Santa Maria e região Anterior

Série documental valoriza a história de patrimônios de Santa Maria e região

Candidatura de Ricardo Jobim ao governo do Estado é oficializada pelo Novo Próximo

Candidatura de Ricardo Jobim ao governo do Estado é oficializada pelo Novo

Geral