Tomaz Silva/Agência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro fala durante a convenção nacional do Partido Liberal (PL), no estádio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro
O PL oficializou neste domingo (24) a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição no pleito de outubro. Também foi formalizada a participação do general Braga Netto como candidato a vice-presidente na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto neste ano. A votação foi por unanimidade. Jair Messias Bolsonaro é militar reformado, capitão do Exército. É o 38º presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2019. Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018. Formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977.
Durante convenção partidária no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Bolsonaro lembrou dificuldades registradas em três anos e meio de governo. “Tivemos que enfrentar uma pandemia, uma guerra que não acabou ainda, uma seca como há muito não se via. Buscamos medidas para minorar o sofrimento do nosso povo. Alguns falam que eu não tenho olhado pelos mais pobres. Em 2020, quando falaram para todos ficarem em casa, eu disse para combatermos o vírus, mas sem destruir a nossa economia. Os informais foram obrigados a ficar em casa, para morrerem de fome”.
Leia também:
PL lança Onyx ao governo do EstadoPartido Social Cristão oficializa candidatura de Roberto Argenta ao governo do EstadoEm convenção nacional do PDT, Ciro é lançado candidato à presidência da RepúblicaPT oficializa chapa Lula-Alckmin para disputar a PresidênciaCandidatura de Ricardo Jobim ao governo do Estado é oficializada pelo Novo
Entre os convidados presentes, além de várias lideranças e pré-candidatos a diversos cargos, estão o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Somente Bolsonaro e a primeira-dama Michelle Bolsonaro discursaram. A convenção começou com uma pregação religiosa e com o Hino Nacional. Bolsonaro iniciou sua fala passando a palavra à primeira-dama, que agradeceu o apoio e as orações de todos. “A reeleição não é por um projeto de governo, é um propósito de libertação”, disse.
Inquérito
Bolsonaro tem sido alvo de críticas internacionais por eventual interferência ou omissão em casos como os assassinatos da vereadora Marielle Franco em 2018, e do indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, neste ano. Em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito para investigar denúncias de que teria interferido politicamente no trabalho da Polícia Federal e outros relacionados a familiares. Em 2021, o STF abriu inquéritos por fake news sobre as vacinas durante a pandemia da Covid-19 e ataque às urnas eletrônicas.
Leia todas as notíciasLeia todas as notícias sobre as Eleições 2022