Desde a manhã desta terça-feira, equipes de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) estarão percorrendo as ruas de três bairros da cidade para a realização de um projeto. A ideia é simples: conhecer o perfil de idosos de Santa Maria e o nível de atividades físicas desempenhados por eles.
O projeto é do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da UFSM e, além de realizar avaliações nos idosos, também pretende conhecer as barreiras e dificuldades enfrentadas por eles, bem como entender as relações com o ambiente em que moram e a percepção deles quanto ao bairro em que residem.
Segundo a professora orientadora da pesquisa, Daniela Lopes dos Santos, o projeto será realizado nos bairros Nova Santa Marta, São José e Nossa Senhora de Lourdes. Ela afirma que a intenção é representar todos os idosos da cidade, já que os bairros escolhidos representam diferentes classes sociais.
Nossa ideia é juntar esses dados e, depois, levar para a prefeitura, para que eles conheçam a realidade dessas pessoas e vejam o que pode ser feito. A expectativa é de, no máximo, realizar o trabalho por um mês em cada bairro, atingindo uma média de cem idosos por local, todos com idades acima de 60 anos afirma Daniela.
Camisetas e crachás
Ainda segundo a professora, foi feito contato com os agentes de saúde dos locais, que indicaram as residências dos idosos. Ela afirma que as oito pessoas envolvidas no projeto estarão divididas em duplas e estarão identificadas com camisetas do Núcleo de Estudos em Exercício Físico e Saúde, além de crachás com o nome e a assinatura.
O primeiro bairro a receber o projeto é a Nova Santa Marta, e os idosos convidados a participar deverão assinar um termo de consentimento.
Feitas as avaliações, o grupo pretende retornar aos bairros e visitar, depois de um ano, pelo menos metade das casas, para ver como está a situação e se houve alguma mudança de hábitos dos entrevistados.