Três locomotivas e um guindaste da empresa Rumo ALL saíram dos trilhos e tombaram no km 5 da Linha Férrea, no Bairro Campestre do Menino Deus, em Santa Maria.
Segundo um funcionário da empresa, que preferiu não se identificar, o incidente aconteceu na última sexta-feira e, desde então, uma das locomotivas está caída em um barranco e as outras duas e o guindaste, que estava acoplado em uma das máquinas, estão no leito da linha.
Porta de vagões caem de trem em Santa Maria
Ainda de acordo com o funcionário, houve um descarrilamento de seis vagões de um trem, algumas semanas antes. Para colocar os vagões nos trilhos novamente, foi feito um socorro um trem de serviço, onde foram colocadas as três locomotivas e dois guindastes. Segundo o funcionário, no momento em que a equipe foi desengatar os guindastes para levantar os vagões as locomotivas perderam o freio e desceram os trilhos.
Quando a locomotiva atingiu cerca de 35 km/h, o maquinista, que estava sozinho, pulou. Elas (as máquinas) andaram cerca de 800 metros sozinhas e descarrilharam quando atingiram cerca de 50 a 60km/h. E uma das locomotivas está presa em uma árvore. Se ela ceder, a máquina cai. A gente se preocupa porque tem os óleos dentro, que podem vazar e atingir a natureza afirma o funcionário.
Trabalho de remoção
De acordo com a assessoria de comunicação da Rumo ALL, uma equipe está trabalhando desde sexta-feira para remover as locomotivas e colocá-las nos trilhos.
Segundo eles, o trabalho é demorado, já que as locomotivas são pesadas e o local é de difícil acesso. A assessoria informou ainda que o Comitê Interno de Segurança da Rumo ALL está apurando as causas do incidente, que ainda são desconhecidas, mas, segundo eles, não houve danos na linha.
O trabalho de remoção das locomotivas deve demorar, pelo menos, mais três dias.