Prefeito eleito é cauteloso ao falar sobre a formação da futura equipe

Prefeito eleito é cauteloso ao falar sobre a formação da futura equipe

Foto: Marcelo Oliveira (Divulgação)

Mais de 200 pessoas participaram, entre secretários, diretores de pastas e servidores da prefeitura de Santa Maria, além de vereadores, dirigentes de partidos e representantes de instituições, do “Seminário de Transição Gestão e Coração”. Coordenado pelo prefeito eleito, Rodrigo Decimo (PSDB), e pela sua vice, Lúcia Madruga (Progressistas), o encontro ocorreu na manhã de sábado (23), no auditório da Fapas.

 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


Durante o seminário, os participantes foram divididos em oito grupos temáticos: desenvolvimento rural, segurança pública, desenvolvimento sustentável, desenvolvimento humano, gestão de pessoas e processos, educação, saúde e desenvolvimento urbano. 


Cada um teve a tarefa de enumerar os principais desafios e ações baseadas no plano de governo apresentado ao longo da campanha visando cumprir as promessas feitas. Ao final, um integrante de cada grupo fez apresentação. Os debates terão continuidade, porém com grupos mais específicos.

 
Após o encerramento do encontro, Decimo foi cauteloso ao falar para a coluna sobre a equipe. Disse que, primeiro, será feito um redesenho das secretarias, ou seja, uma reforma administrativa, para depois definir perfil e nomes, conforme o trabalho de cada pasta. 


– Hoje, não chegamos a discutir nenhum nome – afirmou o prefeito eleito, frisando que a prioridade é “a formatação da estrutura” administrativa.

Novas secretarias
Ele adiantou que serão criadas duas secretarias: Turismo, que hoje está junto com Desenvolvimento Econômico, e Segurança Pública – aliás, uma promessa de campanha. Sem citar nomes, Decimo confirmou que há secretários que já informaram que não permanecerão nas pastas. O prefeito eleito projeta o anúncio da equipe de uma só vez e, provavelmente, na segunda quinzena de dezembro. 


Ele ressaltou, ainda, que o processo de definição da equipe está sendo tratado de forma transparente e que “as pessoas estão entendendo que é um novo ciclo”. Sobre os partidos aliados, Decimo destacou que as siglas foram convidadas não só para “ganhar a eleição”, mas “para ajudar a governar”. Portanto, terão espaços no Centro Administrativo.

 
Por fim, ele sinalizou que não houve nenhuma garantia até agora sobre a permanência de secretários, muito menos a confirmação de futuros nomes.

Expectativa x realidade
É bem provável que a perspectiva de ter um cargo na prefeitura tenha movido muitas pessoas a comparecerem ao seminário na bonita manhã de sábado. E, talvez, as atividades de campanha não tenham mobilizado tanta gente. Decimo é cuidadoso e cauteloso até para não ter dissabores já na largada, mas, certamente, sabe que não poderá contemplar nem agradar a todos. 


Já do lado de quem foi até a Fapas de olho em futuro cargo, é a chamada expectativa x realidade. Para alguns, irá virar realidade. Já para outros, sobrará a expectativa.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

jaqueline.silveira@diariosm.com.br

Confira os nomes cotados para integrar o governo de Rodrigo Decimo a partir de 2025 Anterior

Confira os nomes cotados para integrar o governo de Rodrigo Decimo a partir de 2025

Dois candidatos disputam a direção da OAB estadual Próximo

Dois candidatos disputam a direção da OAB estadual

Jaqueline Silveira