Nesta semana, as obras de revitalização do Calçadão Salvador Isaia, no Centro da cidade, completaram seis meses. Agora, com mais de 50% do serviço concluído, o trabalho foi temporariamente paralisado em razão da complexidade de uma das últimas etapas e, também, para oferecer maior mobilidade aos consumidores. O objetivo, segundo a prefeitura, é contribuir para um maior movimento do comércio, assim como no aumento das compras de Natal e Ano Novo.
De acordo com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, a revitalização de um dos principais pontos da cidade está adiantada em cerca de 30 dias, assim, os obras devem ter continuidade a partir da primeira semana de janeiro de 2023. Para entidades empresariais de Santa Maria, como o Sindilojas, a pausa nos serviços aliada a decoração que faz parte do Viva o Natal 2022 traz boas expectativas para o comércio.
– Percebemos que a partir dessa parceria com o poder público, que permitiu termos essa linda decoração, tanto da Saldanha Marinho quanto do Calçadão, criou um espírito bem legal, os consumidores estão mais alegres e os lojistas animados. Até porque é muito bom ver a cidade bonita e iluminada. A obra praticamente pronta também contribui bastante. Alguns lojistas falam em até 30% de aumento nas compras em relação ao mesmo período do ano passado – comemora o presidente do Sindilojas Região Centro, Ademir José da Costa.
Segundo Márcio Rabelo, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), neste ano, a movimentação no comércio já é maior que em 2021. Assim, lojistas seguem otimistas.
– A campanha “Natal Presente – Todo Presente Tem Uma História”, que reúne empresas do comércio da cidade, já tem números mais expressivos que a do ano passado. Além disso, o investimento no Centro para criar uma clima natalino tem atraído famílias que curtem a programação cultural do Viva o Natal e também compram dos lojistas locais. Isso é muito positivo e o cenário tende a melhorar mais perto do dia 25 de dezembro – ressalta Rabelo.
Lojistas comemoram maior movimentação
Animada com o novo Calçadão, Marisete Guasso, 50 anos, gerente de uma loja de moda infantil, diz que, nas últimas semanas, as vendas cresceram entre 15% e 20%. Para ela, nos próximos dias, a tendência é que o movimento aumente ainda mais.
– Foi importante dar uma pequena pausa nas obras porque realmente é bem difícil transitar com os buracos, máquinas, entre outros. E ficou bem bonito com a decoração de Natal. As pessoas têm transitado mais por aqui e, consequentemente, entrado nas lojas. Estamos confiantes que as compras vão crescer mais – explica.
Há dois anos, Jonatas Papalia, 35, proprietário de um restaurante localizado no Calçadão, acompanha a situação do local. Hoje, ele comemora o avanço nos obras e aguarda com boas expectativas a conclusão do serviço:
– Sempre tivemos um bom movimento, mas deu para perceber que as pessoas se sentem melhores em transitar pelo Calçadão decorado e com algumas partes já finalizadas. Quem trabalha por aqui sabe que já tivemos transtornos, mas faz parte, esperamos que logo fique pronto.
A professora Cleonice Simon, 62, aproveitou o dia para dar uma conferida na revitalização do Calçadão e garantir os presentes de Natal para a família.
– Realmente está bem bonito, muito melhor que antes. A gente fica até mais animada em passear e parar nas lojas para olhar os produtos e comprar os presentes – conta.
Apesar da decoração provisória, conforme a prefeitura, ao final da obra, será feita a colocação de bancos, de decks, das ilhas e do paisagismo na parte central, em toda extensão do Calçadão.
Gastos mais contidos
Apesar das boas expectativas do comércio santa-mariense, uma pesquisa da Fecomércio RS, entidade que representa setores de comércio e serviços, concluiu que as pessoas pretendem gastar uma quantia menor com a compra de presentes que em relação ao Natal de 2021.
O espaço no orçamento para os presentes deste ano tem concorrentes importantes, como o consumo de serviços diante da volta da normalidade ou, ainda, compras que foram realizadas a longo prazo durante a pandemia. Além disso, a pesquisa evidenciou que entre os que pretendem presentear, 44,4% estão com renda familiar menor que no período pré-pandemia. O público-alvo foram consumidores, entrevistados de 05 a 24 de outubro, em cidades como Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.