Nova droga é descoberta em Santiago e outras 5 notícias para você ficar sabendo

Agência Brasil

Nova droga é descoberta em Santiago e outras 5 notícias para você ficar sabendo

Veja as principais notícias para começar a terça-feira bem-informado:

Droga apreendida em Santiago é novidade no RS, afirma IGP

Foto: Luciano Valério (Divulgação/UFCSPA)

Uma droga sintética de efeito alucinógeno, com estrutura química semelhante ao LSD (ácido lisérgico), foi detectada pela primeira vez no Estado. O entorpecente tem forma de selo de papel e foi apreendido em junho de 2022 em Santiago. A substância, chamada de ALD-52, foi identificada pelo Instituto-Geral de Perícias (IGP), em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Ao ser consumida, a droga é metabolizada pelo fígado, sendo biotransformada em LSD e causando os mesmos efeitos da droga criada na década de 1950.

Três casos de dengue foram confirmados em Santa Maria este ano, e outros cinco estão em investigação 

Neste início de ano, a cidade confirmou três casos da doença, nos bairros Centro, Camobi e São João. E investiga outros cinco – um no Centro, outro na Nova Santa Maria, e os três demais no Bairro Juscelino Kubitschek. Quem acompanha a situação no município é a Superintendência de Vigilância em Saúde, que trabalha com 29 agentes na rua, cinco dias por semana. Eles partem das suspeitas dos médicos que apontam a possibilidade de dengue para delimitar o local em que iriam visitar para ampliar as investigações.

Carne encontrada em mala de brasileiro preso em aeroporto era humana, diz jornal português

O brasileiro Begoleã Fernandes, de 26 anos, foi preso no Aeroporto de Lisboa, em Portugal, por apresentar documentos falsos e carregar pedaços de carne de “origem suspeita”. O caso aconteceu no dia 27 de fevereiro. Já nesta segunda-feira (6), o jornal Correio da Manhã, de Portugal, afirmou que a carne encontrada na mala do jovem era humana. Begoleã teria assumido isso ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Segundo o Correio, a carne teria sido analisada pelo Instituto de Medicina Legal de Lisboa, que apontou que a amostra não pertenceria a Alan Lopes, homem de 26 anos que pode ter sido assassinado pelo brasileiro na Holanda. O homicídio em questão seria do açougueiro que abrigou Begoleã quando ele chegou ao país.

Selecionados na chamada regular do Sisu podem se matricular até quarta

Estudantes aprovados na chamada regular da primeira edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) devem fazer matrícula nas instituições para as quais foram selecionados até quarta-feira (8). As informações sobre a documentação exigida para a matrícula podem ser verificadas no Boletim Sisu, disponível no ambiente de inscrição do candidato, na página do programa. Há instituições que disponibilizam endereço eletrônico para o envio da documentação. As dicas de como acessar esse serviço, quando for o caso, também constam no boletim.

Estado deveria bancar custo para antecipar a duplicação da RSC-287

É quase unânime que os prazos de duplicação previstos pelo governo do Estado para a concessão da RSC-287 foram injustos, prevendo que o trecho de 76 km entre Santa Maria e Novo Cabrais só seja duplicado entre 2040 e 2042. Desde as discussões anteriores ao leilão, já havia queixas quanto a isso. Agora, o assunto voltou a ganhar corpo devido à mobilização de políticos e entidades empresariais de Santa Maria e região e ao fato de que a própria vencedora do leilão, a Rota de Santa Maria, admitiu que é possível antecipar.

Santa Maria deve receber R$ 424 mil para combater estiagem, confirma ministro

Lavoura em Santa Flora, distrito de Santa Maria, em dezembro de 2022. Foto: Eduardo Ramos (Diário)

Nesta semana, Santa Maria deve receber o primeiro aporte de recursos do governo federal para o combate à estiagem. No total, está prevista a destinação de R$ 424.754,00 ao município, que serão utilizados para a aquisição de cestas básicas e a locação de caminhões pipa. O repasse será feito pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Leia as últimas notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após um ano e cinco meses de obras, 31% do asfalto da estrada de São Martinho da Serra está concluído Anterior

Após um ano e cinco meses de obras, 31% do asfalto da estrada de São Martinho da Serra está concluído

Dores pretende fazer novo estacionamento: 966 vagas Próximo

Dores pretende fazer novo estacionamento: 966 vagas

Geral