Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Desde o início da manhã desta quarta-feira, está sendo realizada a concretagem de uma abertura na fachada da Boate Kiss, em Santa Maria. Neste mesmo dia, a tragédia que deixou 242 mortos, em janeiro de 2013, completa 65 meses.
Prefeitura interdita casa de festas onde teve princípio de incêndio
De acordo com a Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia (AVTSM), os tapumes utilizados para manter a estrutura fechada eram feitos de um material mais simples, que acabou apodrecendo ao longo dos anos e, com isso, alguns moradores de rua passaram a entrar pelo buraco da parede.
- A estrutura (do tapume) era de um material mais simples, então acabou soltando. Com isso, algumas pessoas estavam usando essa abertura para entrar no local. Resolvemos fechar de forma permanente para evitar este tipo de problema - comentou o vice-presidente da AVTSM, Flávio Silva.
65 MESES DA TRAGÉDIA
Ao longo do dia, uma série de atividades marca a programação de homenagem às vítimas da tragédia. Das 9h às 17h30min, na Praça Saldanha Marinho, familiares vão realizar uma vigília. Durante a tarde, no mesmo local, ocorre um momento de reflexão e oração, comandado pela professora Maria das Graças Py. Ao final da vigília, ocorrerá o tradicional Minuto do Barulho.
A campanha de arrecadação de material escolar para as crianças da Estação dos Ventos, no Km 3, segue sendo feita pelos familiares de vítimas. Além disso, também haverá arrecadação de novelos de lã para a confecção dos "quadradinhos de amor", que serão transformados em mantilhas.