Veja como proceder para realizar as consultas gratuitas:
É necessário ter IPE Saúde ativo e idade a partir dos 50 anos
Agendar consulta no mês de novembro, na especialidade de Urologia
Para buscar médicos e laboratórios credenciados ao IPE Saúde, basta acessar o Guia Médico, neste link.
Mobilização
A campanha é realizada pelo segundo ano consecutivo. Na primeira edição, em 2021, houve um aumento total de 14% nas consultas realizadas entre homens de 50 anos ou mais ao ano em comparação com o ano de 2020. Considerando apenas o mês de novembro, houve uma ampliação de 8% na quantidade de consultas realizadas em 2021 em relação ao mesmo mês em 2020. A expectativa é de sejam realizadas 5.412 consultas no mês para o público-alvo.
Câncer de Próstata
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Contudo, o Inca não recomenda a realização de exames de rotina com essa finalidade. Caso os homens busquem ativamente o rastreamento desse tipo de tumor, é recomendado que sejam esclarecidos sobre os riscos envolvidos e sobre a possível ausência de benefícios desses exames feitos como rotina. Já o diagnóstico precoce desse tipo de câncer possibilita melhores resultados no tratamento. A investigação deve iniciar caso o paciente apresente os seguintes sintomas:
Dificuldade para urinar
Diminuição do jato de urina
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
Sangue na urina
O câncer de próstata é detectado pelo toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). No entanto, nenhum dos dois exames tem 100% de precisão, sendo necessários exames complementares.
*Com informações da SES
Leia todas as notícias