calorão

No feriado de Natal, sensação térmica supera a marca de 36ºC em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O feriado de Natal foi marcado pelo calor intenso em Santa Maria. Conforme informações da Somar Meteorologia, a temperatura máxima do dia foi durante a tarde, quando o instituto registrou 35,8 graus na cidade. A sensação térmica foi de 36,5 graus.

Mesmo com o tempo quente, teve quem saiu para a rua. É o caso do mecânico Olavir Máximo Machado. Nascido em São Pedro do Sul, ele estava em Santa Maria para visitar a filha e aproveitou para ir ao Centro tomar um sorvete.

- Em São Pedro do Sul, tem sombra à vontade na praça. Em Santa Maria, tem pouca. O calor está "bagual". Quero passar a virada do ano na praia, para fugir desse tempo horrível - falou Olavir.

Mega da Virada tem prêmio estimado em R$ 300 milhões

O taxista Dalvenir Antunes Francisco registrou que o calor espanta a clientela que, costumeiramente, vai passear no Centro. Há cinco anos no Coração do Rio Grande, o profissional afirma que a cidade é bem mais "abafada" do que Porto Alegre, onde ele residia anteriormente.

- Nesses dias de calor, os passageiros me dizem com frequência: "vou no Centro porque sou obrigado". As pessoas realmente evitam sair e procuram ficar no conforto do lar - completou Dalvenir.

Incêndio destrói casa na região norte de Santa Maria

Há também quem procurou aproveitar os ambientes fechados. Mesmo com a maioria das lojas sem funcionar, o Shopping Praça Nova serviu como refúgio para aqueles que queriam amenizar os efeitos da alta temperatura. O casal de namorados Camila Teixeira, estudante, e Pedro Israel, autônomo, admitiram: foram ao shopping para aproveitar o ar-condicionado. Apenas alguns estabelecimentos da praça de alimentação abriram, assim como o cinema.

- Não temos aonde ir nesse calorão. A única espécie de parque público que temos é o campus da UFSM, mas, com essas temperaturas, não dá. Além do ar-condicionado, também conseguimos comer algum fast food - explicou Camila.

Prefeitura estuda novos preços no Restaurante Popular para público mais necessitado

Às 15h58min desta quarta-feira, o termômetro da Avenida Helvio Basso marcava 39 graus. Apesar disso, pelos números oficiais da Somar, o recorde de dia mais quente do ano ainda é de 2 de janeiro, quando o instituto registrou 38 graus em Santa Maria. Segundo o meteorologista da Somar, Jonas Ribeiro, o próximo fim de semana, que antecede o feriado de Ano Novo, deve ser bem quente. No sábado, o recorde do início de 2019 pode ser batido, pois a previsão também é de 38 graus. 

- As temperaturas irão se elevar mais ainda por conta de uma frente fria que está se aproximando. Antes de uma frente fria, sempre, as temperaturas tendem a aumentar - explica Jonas. (Colaborou Rafael Favero)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Instituto de Meteorologia alerta para onda de calor atípica no Rio Grande do Sul

Próximo

Mega da Virada tem prêmio estimado em R$ 300 milhões

Geral