maus tratos

Moradora relata morte de animais por envenenamento em Santa Maria

da redação

Uma situação tem deixado moradores da Vila Tonetto, no Bairro Camobi, desolados. Cerca de 60 animais, entre cachorros, gatos e ovelhas, foram envenenados no bairro. Carmem Eliane Grass é moradora da Rua Ouro Preto e conta que as mortes começaram a acontecer há cinco anos. Revoltados com a situação, os vizinhos já registraram boletins de ocorrência na Polícia Civil.

Cadela encontrada com pote preso à cabeça é salva por vendedor

Em seu perfil do Facebook, Carmem compartilhou vídeos dos animais encontrados mortos. Até a tarde desta quinta-feira, os dois vídeos mais recentes já somavam quase 100 compartilhamentos.

- Tudo isso começou há cinco anos. Os animais são envenenados com doses muito altas de veneno, não dá tempo de fazermos nada. Neste mês de fevereiro, houve morte todos os dias, inclusive de uma ovelha, que acabou comendo o veneno que caiu no chão. Hoje pela manhã, quando fui registrar um novo boletim de ocorrência, mais duas cadelinhas morreram - conta Carmem.

Além das duas cadelas que morreram nesta manhã, oito filhotes de uma das cachorras também morreram, assim como uma gata. Os animais são de Carmem e de outros moradores da região. 

- Eles haviam mamado, mas ela já havia comido o veneno. Morreram todos. Isso é muito triste, a gente não sabe mais a quem recorrer. É uma crueldade que já passou dos limites. Eu não posso deixar meus animais saírem no pátio, porque eu sei que eles vão morrer. Para além disso, a nossa preocupação é em relação às crianças que moram aqui. Qualquer dia uma delas pode acabar ingerindo esse veneno também. E aí? Como vai ficar? - questiona a moradora.

Princípio de incêndio em empresa de asfalto deixa dois funcionários feridos

A moradora explica que, ao longo dos anos, alguns dos cadáveres foram encaminhados para necropsia, para entender as causas das mortes. Os laudos veterinários apontaram que havia farelo de vidro, estricnina e chumbinho na composição do veneno que era colocado em cima dos muros das casas, segundo Carmem.

O delegado Eduardo Machado, responsável por investigações de maus tratos a animais, disse que, até o momento, ainda não teve conhecimento sobre o caso registrado nesta quinta-feira. Segundo o delegado, existem ocorrências de maus tratos a animais em Santa Maria que estão sob investigação, mas ele não deu mais detalhes sobre os casos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na Justiça, loja ganha liminar para vender fogos de artifício em Santa Maria Anterior

Na Justiça, loja ganha liminar para vender fogos de artifício em Santa Maria

Princípio de incêndio em empresa de asfalto deixa dois funcionários feridos Próximo

Princípio de incêndio em empresa de asfalto deixa dois funcionários feridos

Geral