Maurício Araujo: o destino de cinco prédios históricos de Santa Maria

Maurício Araujo

Maurício Araujo: o destino de cinco prédios históricos de Santa Maria
Ao longo de 2021 e no começo deste ano, o Diário fez uma série de reportagens sobre prédios históricos do município que estão degradados, seja pelo descaso ou pelo tempo. São patrimônios conhecidos da população, e que já foram motivo de dezenas de matérias, pela perspectiva de revitalização ou pela decadência. A prefeitura, assim como fizeram várias gestões, dá novos prazos ou encaminhamentos, enquanto os cidadãos aguardam um desfecho digno para os prédios que são parte da memória e da história de Santa Maria.

GALERIA RIO BRANCO

O elefante branco encravado na Avenida Rio Branco aguarda, há pelo menos 50 anos, um destino. O Edifício Galeria Rio Branco é um imponente prédio, localizado em uma das principais vias do município. A imponência, no entanto, contrasta pelo não acabamento da edificação. Há décadas, todos esperam uma solução.O Executivo afirma que trabalha na atualização de documentos e demais informações para lançar um novo processo licitatório. Entre esses documentos, está um novo laudo de avaliação das condições de segurança estrutural, que estaria em fase de conclusão, e, também, um parecer de avaliação do valor de mercado do imóvel: “além disso, a equipe técnica da prefeitura vai definir questões relativas ao regime urbanístico a fim de conferir maior transparência e competitividade para a licitação”.

SUCV

Na Praça Saldanha Marinho, está o prédio da SUCV. Até 30 de junho estava prevista a reforma da área externa da fachada. No entanto, o prazo deve ser prorrogado, já que, segundo a administração, o trabalho envolve melhorias na pintura e na iluminação. O motivo é que as ações só podem ser feitas se as condições climáticas permitirem.Em relação ao interior, está sendo concluído o Termo de Referência para compor o processo licitatório. O município ressalta que se trata de um processo complexo, pois o prédio é um patrimônio histórico.

GARE

Gare da Viação Férrea. Foto (Pedro Piegas/Arquivo)

Segue em vigor o contrato com o escritório de arquitetura responsável por fazer levantamentos técnicos sobre a estrutura da Estação Ferroviária. Os estudos devem ser entregues até 9 de julho. Sobre a possibilidade de ser entregue o relatório para o lançamento da licitação no mês de agosto, a prefeitura ressalta que a data era apenas uma estimativa projetada pelo vice-prefeito Rodrigo Decimo, e não um prazo formal. Os tucanos ressaltam que as intervenções não dependem somente da vontade do Executivo, mas de outras entidades envolvidas na recuperação do patrimônio histórico, como o Conselho de Patrimônio Histórico e Cultural.

CASA DE CULTURA

Fechada desde dezembro de 2015, a estrutura está abandonada e se deteriorando na principal praça da cidade, a Saldanha Marinho. Segundo a prefeitura, foi encaminhado um projeto para o edital de Fundo para Reconstituição de Bens Lesados do Ministério Público para conseguir os recursos necessários para a revitalização. Porém, Santa Maria não foi contemplada, e ficou em segundo lugar. Agora, até julho, um novo edital deve ser aberto pelo MP. Como a pontuação obtida na primeira vez foi positiva, a gestão tucana acredita que as chances de vitória são boas, e a Secretaria de Cultura já está pronta para submeter o projeto mais uma vez.

USE

Em 2019, a prefeitura doou a área da União Santa-Mariense dos Estudantes (USE) ao Sesc. Em novembro de 2021, a entidade apresentou ao Executivo os projetos básicos para a instalação da unidade no local. A previsão é que sejam investidos R$ 14,4 milhões. O prazo estimado para a conclusão é de três anos. Os demais projetos e documentações necessárias para o início das intervenções encontram-se em fase de elaboração. Com a operação da nova unidade do Sesc, Santa Maria será contemplada com 10% de vagas gratuitas dos serviços ofertados para pessoas em vulnerabilidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Avaliação de cursos vai embasar proposta de nova forma de ingresso na UFSM Anterior

Avaliação de cursos vai embasar proposta de nova forma de ingresso na UFSM

Próximo

Martha de Souza: necropolítica

Geral