Mais de 70 cirurgias foram realizadas no primeiro mês de funcionamento do castramóvel

Gabriel Marques

Mais de 70 cirurgias foram realizadas no primeiro mês de funcionamento do castramóvel
Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

O castramóvel completou, no final de abril, um mês de atividades em Santa Maria. Nesse período, foram 78 fêmeas, entre cadelas e gatas, castradas durante as ações que ocorrem às terças e quintas-feiras.

Conforme a médica veterinária Patrícia Silveira, cerca de 50 cadelas apresentavam problemas de saúde, como piometras, tumor de ovário e de mama:

– Eram piometras fechadas e assim, os tutores não conseguiam visualizar que o animal estava com esse problema. Quando aberta, é possível ver alguma secreção na vulva. Se não fossem as cirurgias, os tutores só iriam tomar conhecimento quando o animal estivesse quase vindo a óbito – explica.

Nesta semana, o castramóvel está atendendo na região oeste da cidade, próximo à Ulbra, no distrito de Boca do Monte. O intuito da ação é ir em locais onde a população não teria condições de levar os animais em uma clínica veterinária.

– A avaliação geral é positiva porque conseguimos chegar nessas pessoas que precisam. Ainda não está definido para onde vamos a seguir. Ficamos cada semana em um local – diz Patrícia.

Leia mais notícias aqui

São realizadas a cirurgia de ovário (salpingo-histerectomia) que é a retirada do útero e do ovário, conhecida como castração. No momento da castração, também é feita a microchipagem.

A equipe tem atendido pessoas com grande quantidade de animais (acima de 20 animais) e pessoas que se cadastraram pela prefeitura para castrar os pets. As inscrições ainda não voltaram a ser abertas.

A consulta e a avaliação inicial do animal ocorre no espaço externo do castramóvel. Na primeira sala, é feita a medicação e o procedimento de tricotomia, que é a retirada dos pêlos da barriga. Depois, o animal passa para a cirurgia e é encaminhado para a sala de recuperação.

ONGsO Castramóvel passa a atender, a partir desta terça-feira, fêmeas encaminhadas por ONGs que cuidam de animais. Sserão três instituições beneficiadas, a Amigos dos Animais, Somos Pet e Associação dos Amigos Protetores de Animais de Santa Maria (AAPASM). O Castramóvel vai estar alocado na sede da Guarda Municipal, que fica na Rua Sete de Setembro, 910, no Bairro  Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, ao lado da Gare, ao fim da Avenida Rio Branco.

Por Gabriel Marques, gabriel.marques@diariosm.com.br

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Empresa de formandos da UFSM é eleita mais sustentável pelo South Summit Brasil Anterior

Empresa de formandos da UFSM é eleita mais sustentável pelo South Summit Brasil

Hemocentro de Santa Maria começa mês com estoque em estado crítico Próximo

Hemocentro de Santa Maria começa mês com estoque em estado crítico

Geral