Região

Justiça manda Estado repassar R$ 2,1 milhões à saúde de São Sepé

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ/RS) deu parecer favorável a um pedido do município de São Sepé contra o governo do Estado. Na prática, a Justiça mandou que sejam retomados os repasses de verbas para manutenção de serviços de saúde. Os valores já representam mais de R$ 2,1 milhões acumulados desde 2014.

 SANTA MARIA,RS,BRASIL,06/10/2014_Bebê de cinco meses chegou no hospital Santo Antônio, de São Sepé, sem vida na manhã desta segunda-feira. Polícia Civil aguarda perícia do IGP para saber o que aconteceu com a criança, que chegou no hospital com escoriações pelo corpo.FOTOS:CLAUDIO VAZ/AGENCIA RBS/EDITORIA GERAL
Valores em atraso desde 2014 prejudicam os atendimentos nas unidades de saúde do município, como o Hospital Santo AntônioFoto: Claudio Vaz / Agencia RBS

Durante o período, o poder público municipal tem buscado alocar verbas para que o serviço de atendimento à população não seja suspenso. A informação é do procurador geral do município, Cláudio Adão Amaral de Souza. Segundo ele, a redução substancial nos repasses viola preceitos constitucionais e a própria Lei nº 141/2012, que define os limites mínimos a serem aplicados pela União, Estado e municípios para ações e serviços de saúde.

 Direção da Casa de Saúde afirma não ter dinheiro para pagar médicos

Na decisão, a desembargadora Angela Terezinha de Oliveira Brito determina que o governo do Estado regularize as transferências de forma integral a partir do ajuizamento da demanda. O advogado do município disse que o próximo passo será buscar a cobrança dos valores devidos nos últimos três anos.  

* Informações da prefeitura de São Sepé 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Projeto que regulamenta os apps de transporte será analisado novamente pelos deputados

Próximo

OPINIÃO: O que deixa as pessoas felizes

Geral