Julho terá oito exposições de arte, joias e até fósseis em Santa Maria

Leandra Cruber

Julho terá oito exposições de arte, joias e até fósseis em Santa Maria
Foto: Marcelo Oliveira

Em julho, Santa Maria terá oito exposições. Os temas variam entre pinturas, ilustrações,  jóias e até fósseis e, além do Museu de Arte de Santa Maria (Masm), local que tradicionalmente abriga exposições de artistas do Coração do Rio Grande, o Royal Plaza Shopping, o Shopping Praça Nova, a Universidade Franciscana e a Câmara de Vereadores também abrigam as mostras.

A partir desta terça, o Museu de Arte recebe a exposição Transmutações Modulares do artista Emerson Massoli com curadoria de Thais Oliveira. O trabalho conta com duas séries de imagens digitais desenvolvidas a partir de características do Design de Superfície. Cada série terá 16 trabalhos e a mostra terá dois painéis interativos com QR codes que direcionam para vídeos com os bastidores do processo de criação. 

De acordo com Emerson Massoli, a exposição foi idealizada a partir de reflexões sobre as repetições praticadas no dia a dia:

– A série foi construída em meio às reflexões sobre as repetições que nos cercam diariamente, em todas as dimensões da vida no contexto contemporâneo, contudo, tais repetições apresentam suas semelhanças e diferenças. 

Leia também:

De Stranger Things a Rebelde, julho tem mais de 150 lançamentos em plataformas de streaming como Netflix e Amazon Prime Video13 espetáculos para ver no palco do Treze no mês de julhoMinions 2 é a novidade da semana nos cinemas de Santa Maria

Os trabalhos seguem em exibição até o dia 29 de julho, na Sala Iberê Camargo do Museu de Arte de Santa Maria, e podem ser visitados das 8h às 16h30. 

Já a sala Jeanine Vieiro recebe a mostra A natureza que nos protege, da artista Helga Corrêa. De acordo com a artista, a exposição coleciona, cataloga e compartilha o encontro pessoal com o mundo interior e exterior. 

Com curadoria de Débora Aita Gasparetto e Aracy Colvero, a mostra já está disponível para ser visitada no Masm e, nesta sexta, a partir das 18h, ocorre a abertura oficial da exposição, que segue aberta ao público até o dia 27. 

Arte: Paulo Chagas

E na sala Monet, localizada no Monet Plaza Shopping, a partir deste sábado, o artista Paulo Chagas realiza a primeira exposição pelo Museu de Arte de Santa Maria. Na mostra intitulada Realidade lúdica e belicosa, estarão disponíveis 41 obras do artista que foram realizadas durante os 20 anos em Santa Maria. 

As telas em tinta acrílica, feitas sob influência de arte pop, quadrinhos, mundo lúdico, arte urbana e grafite, ilustram cenas do cotidiano, além de locais de Santa Maria que se tornaram ícones da arquitetura, como o prédio da Caixa Econômica Federal, no Calçadão. 

A mostra tem curadoria de Adilson Chagas. Os trabalhos ficam em exposição até o dia 30 de julho e podem ser visitados de segunda à sábado, das 18h às 21h.

Obras críticas na Câmara de Vereadores

Além de ser conhecida como a Casa do Povo, a Câmara de Vereadores de Santa Maria é, também, um espaço para exposições. Neste mês, a mostra Orientação Interseccionalista em Registro, da performer e pesquisadora Giovana Moura Domingos, é a protagonista do local. 

O trabalho reúne registros do processo de criação de vídeos performances de Dança do Ventre e parte de incômodos pessoais da artista como a sexualização do corpo da mulher, xenofobia e exaltação da riqueza. 

A exposição pode ser visitada até 12 de julho, de segunda a quinta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30; e na sexta-feira, das 07h30 às 13h30, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. 

Os santos das festas juninas em exposição 

Foto: Luciano Santos/Divulgação

A mostra Santaria Joanina, realizada pela Associação de Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM) e convidados, reúne mais de 45 obras que ilustram a diversidade das festas juninas. Além disso, os traços dos 37 artistas que participam da exposição exploram a hagiografia, o estudo sobre a biografia de santos, neste caso, juninos como Santo Antônio, São Pedro e São João. 

Santaria Joanina tem curadoria de Luciano Santos e Márcio Flores e segue em exposição até o dia 15 de julho na Sala de Exposições Angelita Stefani, na Universidade Franciscana, nas segundas, quintas e sextas, das 13h30 às 17h30; terça, das 13h30 às 16h15; e quarta, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h15. 

Arte nos shoppings

Os shoppings de Santa Maria também vão receber exposições. No Royal Plaza Shopping, o artista plástico Daniel Signor realiza a mostra Color Blocks, de 12 a 31 de julho. As pinturas misturam cores, geometria e música. 

– A exposição tem um paralelo bem legal com a música, então trabalhei com linguagem da composição como contrastes, dissonâncias e harmonia. Tudo isso com muitas cores e com um pouquinho de arte digital – explica Daniel. 

Já no Shopping Praça Nova, as exposições terão joias, como é o caso dos trabalhos realizados pelos alunos do curso de Design da UFN, e até fósseis a partir: Um convite a viajar no tempo, mostra do Museu Vicente Pallotti. 

A mostra de joias conta com 25 peças exclusivas produzidas artesanalmente por estudantes no Ateliê de Joias da UFN que seguem expostas até o dia 20. 

Já Um convite a viajar no tempo reúne parte do acervo do Museu Vicente Pallotti e tem esculturas religiosas, fósseis encontrados como rincossauros, dicinodontes e cinodontes, além de representações de cerâmicas da cultura guarani. Além disso, também faz parte da exposição um molde em gesso das mãos de Vicente Pallotti – a primeira prova da impressão, feita em roma, em 1850.

As exposições podem ser visitadas das 10h às 22h no Shopping Praça Nova.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Deni Zolin: UFSM e UFN ganharão R$ 14,4 milhões para implantar novos parques tecnológicos Anterior

Deni Zolin: UFSM e UFN ganharão R$ 14,4 milhões para implantar novos parques tecnológicos

Mais 81 mil pessoas são imunizadas contra a gripe em Santa Maria Próximo

Mais 81 mil pessoas são imunizadas contra a gripe em Santa Maria

Geral