Jovens do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti participam de programa de incentivo ao empreendedorismo social

Thays Ceretta

Jovens do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti participam de programa de incentivo ao empreendedorismo social

NathSchneider

Fotos: Nathália Schneider

No início do mês, jovens entre 17 e 23 anos que fazem parte do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti (CSCVP) estiveram em Porto Alegre para participar do DUXTec, programa de fomento ao empreendedorismo de impacto social para jovens de comunidades periféricas. A iniciativa é uma parceria entre a Fundação Gerações e o TecnoPUC e Santa Maria é a primeira cidade da Região Central a receber o programa. 

Com a proposta de apresentar ideias de negócios de impacto a uma banca de avaliação, os jovens do projeto, que atende cerca de 350 crianças e adolescentes, apresentaram duas ideias que envolvem tecnologia, educação e inclusão de mulheres: a Ilha Digital e a Academia Gamer. 

Leia também:

Festa senegalesa será celebrada em Santa MariaBairro Camobi receberá investimento de mais de R$ 1,6 milhão para melhorias em três ruasLaboratório de Educação Musical da UFSM abre inscrições para oficinas gratuitas

Desenvolvida em grupo, a primeira proposta surgiu da vontade dos jovens de se profissionalizar com cursos online ao mesmo tempo que enfrentam dificuldades de acesso a equipamentos e internet de qualidade. O objetivo é promover a venda e aluguel de equipamentos tecnológicos com preço acessível. Segundo as irmãs Kalily Soares da Silva, de 22 anos, e Kauany Soares da Silva, 17, que fazem parte do projeto, a apresentação da proposta empreendedora no DUXTec é um incentivo para pensar no futuro profissional.  

– É muito gratificante poder desenvolver ideias como essa. Nosso projeto foi pensado para jovens que vivem a realidade periférica e querem se profissionalizar em alguma área. Os exemplos foram nós mesmos quando não temos um equipamento, um computador, um celular ou internet de qualidade. E na pandemia muitos jovens tiveram dificuldade de se adaptar ao ensino remoto, perderam aulas, alguns desistiram. Então, com ilhas digitais em locais como mercados, shoppings e escolas, nosso intuito é buscar parcerias para tornar a tecnologia mais acessível – explica Kalily. 

Já na Academia Gamer, o propósito é criar um espaço seguro para o público feminino que pretende se profissionalizar como jogadoras de games. Integrante do grupo que desenvolveu a proposta do negócio, a Sthefany Mileski do Nascimento, 17, diz que foi importante trabalhar com uma equipe de meninos dispostos a entender a realidade de meninas que se aventuram pelo universo dos jogos.  

– Gosto muito de jogos, acho muito interessante e meus colegas são super empolgados com essa área. E sabemos que hoje muitos jogadores têm se profissionalizado. Mas não vemos muitas mulheres nessa área. Então, nossa ideia foi criar uma academia de jogos voltada para meninas. Os meninos também podem participar, mas o objetivo é incentivar elas nesse universo – ressalta. 

Mais possibilidades profissionais

Além da música, Centro Social e Cultural Vicente Pallotti quer apresentar diversidade de possibilidades profissionais para o futuro dos jovens.

A assessora de comunicação Keyciane dos Santos Amado, 29, acompanha os jovens desde o início da participação no programa DUXTec. Segundo ela, o principal foco do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti é a música e todos os participantes se divertem aprendendo alguns instrumentos. No entanto, o incentivo ao empreendedorismo surgiu como uma forma de preparar os jovens para o futuro. 

– A gente sabe que nem todos vão querer seguir na música. E nosso papel é também ajudar com as escolhas profissionais para o futuro. Então, eles puderam aprender sobre empreendedorismo social em diversos formatos, não apenas aquele modelo de negócio que a gente está acostumado. Assim, surgiram esses projetos incríveis. Agora, ideias que a gente percebia que eram distantes da realidade deles, são cada vez mais possíveis dentro das próprias comunidades – comemora a assessora. 

O resultado final deve sair em dezembro. Na última fase do programa, as propostas serão apresentadas a possíveis parceiros e investidores dos projetos.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unidade de saúde fica duas semanas sem linha telefônica devido a furto de fios Anterior

Unidade de saúde fica duas semanas sem linha telefônica devido a furto de fios

Cerca de 50 mil veículos devem passar pela RSC-287 durante o fim de semana de feriado farroupilha; veja melhores horários para viajar Próximo

Cerca de 50 mil veículos devem passar pela RSC-287 durante o fim de semana de feriado farroupilha; veja melhores horários para viajar

Geral