Pronunciamento completo.
O ex-governador de São Paulo João Dória (PSDB) anunciou no início da tarde desta segunda-feira (23), que desistiu de concorrer à presidência da República nas eleições de 2022. O anuncio, feito em live diretamente da capital paulista, ocorre no dia anterior a reunião da cúpula do PSDB que definirá o posicionamento do partido no pleito deste ano.
Ainda em 2021, Dória chegou a ser escolhido nas prévias do partido como pré-candidato. Na disputa, em novembro, saiu a frente do ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite e do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto.
“A ideia é simplificar e desburocratizar” afirma Onyx Lorenzoni, pré-candidato ao governo do Estado
Durante o discurso de cerca de nove minutos, Doria fez uma retrospectiva de sua carreira política e dos eventos mais recentes dentro da disputa eleitoral. O ex-governador disse entender a posição do partido e defender o diálogo:
Hoje, neste 23 de maio, serenamente entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Aceito esta realidade com a cabeça erguida. Sou um homem que respeita o bom-senso, o diálogo e o equilíbrio.
Ainda durante a tarde, João Doria se manifestou nas redes sociais sobre a decisão:
Saio da disputa à presidência com o coração ferido, mas com a alma leve. Seguirei como observador sereno do meu País. Sempre à disposição de lutar a guerra para a qual eu for chamado. Na vida pública ou na vida privada. Que Deus proteja o Brasil 🇧🇷 Muito obrigado e até breve.— João Doria (@jdoriajr) May 23, 2022
O ex-governador Eduardo Leite também comentou a retirada da candidatura de Doria através de uma publização na mesma rede social:
O PSDB teve candidato legítimo oriundo das prévias, que agora faz gesto pela unificação da terceira via sob liderança de outro partido. Gesto importante de @jdoriajr, que merece respeito. As circunstâncias adversas de uma eleição não diminuem a relevância do seu legado p/o Brasil— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) May 23, 2022
Leia mais notícias de Política