Foto: Marcelo Oliveira
Com a conquista, pelo curso de Medicina da Universidade Franciscana (UFN), na última semana, da nota máxima (5) em avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC), o Hospital Casa de Saúde está cada vez mais próximo de se tornar, oficialmente, um hospital-escola. Isso porque a instituição é um dos campos de prática para os estudantes de Medicina da universidade. Atualmente, a Casa de Saúde recebe cerca de 850 alunos da área da saúde por semestre, oriundos de várias instituições de ensino e é o principal hospital para o internato do curso de medicina da UFN, mantendo sob rodízio aproximadamente 160 alunos contínuos e os demais 320 sob escalas temporárias durante o semestre. Outros locais que recebem alunos da UFN, como a UPA 24h, Hospital São Francisco de Assis, o Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo e Unidades Básicas de Saúde (UBS) também tiveram suas instalações visitadas pelos avaliadores e contribuíram para a obtenção da nota máxima.
Os avaliadores do Inep, autarquia vinculada ao MEC responsável pela gestão das visitas de avaliação dos cursos, estiveram na UFN e nas instituições de saúde que recebem alunos do curso de Medicina entre os dias 20 e 22 de junho. A avaliação ocorre em diferentes dimensões, abordando análise dos documentos oficiais da universidade e a sua prática como um todo no que tange organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. Nos campos de prática, como a Casa de Saúde, foram avaliadas as instalações físicas, equipamentos, acomodações, campos de estudo, presença dos alunos nas atividades e o acompanhamento dos professores. Este foi um dos critérios que reconheceu o curso de Medicina com o conceito máximo. Outros três cursos da UFN também receberam avaliação favorável e de alto desempenho neste semestre, como o curso de Radiologia, que recebeu parecer de nota 4.
Leia também:
Hospital Casa de Saúde promove encontro gratuito de gestantes na tarde desta quarta-feiraObra de unidade psiquiátrica do Hospital Casa de Saúde será entregue em 4 de julho, mas espaço ainda não tem data para reabrirEstado anuncia investimento de R$ 2,3 milhões para o Hospital Casa de SaúdeDeni Zolin: UFSM e UFN ganharão R$ 14,4 milhões para implantar novos parques tecnológicos
A avaliação positiva confirma a capacidade da Casa de Saúde em ser certificada como um hospital-escola, faltando apenas uma resposta do Ministério da Saúde ao requerimento enviado à pasta, já no ano passado. Com a pandemia, a emissão dos certificados esteve parada. Mas, agora, com o incentivo da nota máxima para a infraestrutura do hospital, é questão de tempo.
Segundo a gerente de ensino da Casa de Saúde, Maria Inês Righi Alvez, só a preparação do hospital de acordo com as leis para obter a certificação, já fez com que a qualidade dos serviços aumentasse:– Conquistar a certificação de hospital de ensino significa aumentar a resolutividade dos atendimentos, já que haverá um favorecimento na busca de pesquisas para novas tecnologias.
Hoje, a Casa de Saúde atende casos de baixa e média complexidade. Com a certificação de hospital-escola, será possível buscar um aumento da complexidade em algumas áreas e aumentar o porte do hospital, através de investimentos em pesquisa e tecnologia, que acarretarão também em uma melhora do atendimento oferecido.
Bernardo Abbad, especial
Leia todas as notícias