Depois de cinco anos de tramitação na Justiça, foi condenado, nesta terça-feira, no Fórum de Santa Maria, Jorge Eduardo Machado Rodrigues, 31 anos, pela morte de Alexander Carvalho de Mello, em janeiro de 2010. O réu pegou 23 anos de prisão em regime fechado por homicídio duplamente qualificado. Ele poderá recorrer da decisão.
O crime aconteceu no dia 18 de janeiro de 2010, por volta das 5h30min, na Rua Izidoro Grassi, minutos depois de Mello ter saído do Presídio Regional de Santa Maria. Conforme a denúncia do Ministério Público, Rodrigues atirou contra Mello, que foi atingido na cabeça, no abdome e no tórax. O então suspeito foi denunciado pelo MP por homicídio qualificado, sendo as qualificadoras motivo fútil, já que teria matado Mello porque ele havia tido um relacionamento com sua namorada, e recurso que impossibilitou a defesa da vítima, tendo disparado contra o detento de surpresa.
Durante o processo, foram ouvidas cinco testemunhas e o acusado. Rodrigues negou ter cometido o crime. Segundo entendimento do MP, a adolescente que teria sido o pivô do crime se contradisse em depoimento. Na época do homicídio, na delegacia, ela teria dito que havia posado com o réu na casa de uma tia dele. O acusado, por sua vez, afirmou em depoimento que havia dormido na casa da tia, mas sem a então namorada.
Rodrigues, que estava solto, será encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).