bloco da doação

Hemocentro lança campanha para evitar desabastecimento no período de Carnaval

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (arquivo Diário)

O Hemocentro Regional de Santa Maria lançou uma campanha para incentivar a comunidade a doar sangue no período pré e pós-Carnaval. Com o slogan "Nesse Carnaval sua melhor fantasia é a de salva vidas", a iniciativa pretende abastecer os estoques que devem sofrer uma defasagem na próxima semana, já que durante os dias 28 de fevereiro e 1º de março não haverá atendimento no local.

- Estamos nos mobilizando com a campanha para que as pessoas antes de viajarem para o Carnaval já consigam realizar uma doação de sangue, pensando naqueles que não vão conseguir curtir este momento. Também é uma forma divertida que encontramos para que a comunidade venha até aqui e se sinta acolhida - afirma Andressa Baccin, assistente social do hemocentro.

Famílias são lesadas ao caírem no golpe da casa própria

Além disso, Andressa também afirma que após o feriado, também vai ser preciso intensificar as doações para suprir a demanda, que deve aumentar em função do baixo estoque.

ESTOQUES DE SANGUE

De acordo com a última atualização, três tipos sanguíneos (O-, B- e AB-) estão com estoque crítico, dois (O+ e A-) estão em alerta, um (A+) está adequado e dois (AB+ e B+) estão estáveis. Confira abaixo:

COMO DOAR

O Hemocentro Regional de Santa Maria não vai estar aberto nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Na quarta-feira, o local retorna com o funcionamento normal, em todos os dias da semana, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. O espaço fica localizado na Rua Alameda Santiago do Chile, número 35, no Bairro Nossa Senhora das Dores.

As doações podem ser feitas por livre demanda ou agendamento. Porém, as pessoas que agendam têm prioridade no atendimento. Os agendamentos podem ser realizados pelo site ou pelos telefones (55) 3221-5192, (55) 3221-5262 e WhatsApp (55) 98428-8274, ligando entre 8h e 18h.

Sem clubes, Carnaval será em casas noturnas e com passaporte vacinal

No momento da doação, é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto, além de cumprir os demais requisitos abaixo:

  • Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos

Covid-19

  • Infectados precisam esperar 30 dias desde o último dia de sintomas para realizar a doação
  • Vacinados devem respeitar um intervalo de sete dias para realizar a doação de sangue, a exceção é quem recebeu a Coronavac, que devem esperar apenas dois dias

Impeditivos definitivos:

  • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis
  • Malária

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Universidade Federal de Goiás promove live sobre a tragédia da boate Kiss Anterior

Universidade Federal de Goiás promove live sobre a tragédia da boate Kiss

Próximo

Linha de ônibus direto para o litoral tem viagens até sexta-feira

Geral