O Grupo Diário é o vencedor da categoria Imprensa/Pessoa Jurídica do Prêmio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) por contribuir e valorizar a arquitetura da cidade, por meio das páginas Memória e pela coluna Plural do jornal impresso. A categoria permite premiar iniciativas de mídia, divulgação, promoção e valorização da arquitetura e urbanismo, aos serviços prestados por profissionais e veículos de mídia. A entrega dos troféus ocorre em 19 de novembro, a partir das 19h, no Theatro São Pedro em Porto Alegre.
Segundo a assessora do Conselho, Júlia Matos, a indicação é feita por conselheiros e ex-conselheiros do CAU/RS, titulares, suplentes, presidentes das entidades que compõem o Colegiado das Entidades de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RS (CEAU-CAU/RS) e representantes do Fórum das Entidades de Arquitetos e Urbanistas do Rio Grande do Sul.
– Um dos nossos ex-conselheiros indicou o Grupo Diário por disponibilizar espaço na coluna Plural para que os arquitetos possam expressar suas opiniões e fomentar o diálogo entre arquitetura, patrimônio, preservação e sociedade. Também é um reconhecimento à página Memória, que resgata a importância da preservação e faz importante registro jornalístico de Santa Maria e região central do Estado – diz Júlia, em referência à conselheira Lídia Glacir Gomes Rodrigues, presidente do núcleo de Santa Maria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
Valorização do patrimônio
A página Memória consiste em revisitar o passado da cidade de Santa Maria, por meio de materiais publicados em livros, em jornais do passado e também pela contribuição de textos de leitores. O Colégio Manoel Ribas, o Theatro Treze de Maio, o Clube Caixeiral, o Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac e a Avenida Rio Branco, são exemplos de locais arquitetônicos marcantes para a comunidade santa-mariense que valorizam a história e a cultura do município. Conforme a editora do núcleo institucional do Grupo Diário e editora do caderno Memória, Luisa Neves, a página começou em 1ª de fevereiro de 2017, pela jornalista Sione Gomes com o intuito de dar visibilidade a história local e regional.Pesquisadores da história local mantêm colaborações fixas no Memória, como James Pizarro, Luiz Gonzaga Binato de Almeida, Saulo Felin, Flamarion Trevisan, entre outros. Para a diretora de Jornalismo do Diário, Fabiana Sparremberger, esse reconhecimento, no final de um ano de tantos lançamentos, é muito significativo: – Assim como os demais produtos do grupo, a página Memória tem o grande objetivo de valorizar o que é nosso, a nossa gente, os nossos espaços. E, com a Plural, nossos articulistas compartilham diferentes perspectivas sobre determinado tema, enriquecendo ainda mais o diálogo com a nossa comunidade.
A coluna Plural é publicada diariamente no jornal impresso desde 2020. O espaço aborda diferentes temas, como educação, cidadania, sociedade, gestão financeira, e entre eles cultura e patrimônio. O arquiteto e urbanista e professor universitário Francisco Queruz é um dos colaboradores da Plural de sexta-feira. Ele contempla temas como a preservação de espaços históricos, infraestrutura urbana e revisita o passado, por meio da história de construções clássicas da cidade, como a Praça Saldanha Marinho. – Penso que o jornal é uma forma muito eficiente de levar informação e cultura para a população. Dentro deste contexto, acredito que a Plural tenha um papel bem relevante de lidar com aspectos que são essenciais para a população. E, para a comunidade de Santa Maria, de forma mais específica, que são os relacionados a história, a cultura e ao pertencimento delas com o local em que habitam, com o seu território – relata o professor.
Além disso, o arquiteto comenta a importância da coluna que permite mostrar parte desses eventos, edifícios e realidades que fizeram a cidade ser o que é hoje:– Quanto ao prêmio, mostra ao Diário que esse é um caminho importante a seguir. Iniciativas da Plural ao abordar patrimônio e memória, nem sempre traz respostas imediatas, mas permite ir informando a população aos poucos, permite uma certa criticidade quanto a determinados assuntos.
Selecionados
A premiação é realizada em duas etapas. A primeira escolhe os vencedores das categorias. Já a segunda é uma votação online aberta a todos os arquitetos e urbanistas registrados no CAU/RS. Com o intuito de escolher entre os oito selecionados, o grande vencedor do Prêmio Destaque, batizado de Luiz Antonio Machado, patrono desta quarta edição.
Leia todas as notícias