Governo do Estado e hospitais seguem em negociação sobre o IPE Saúde

Arianne Lima

Governo do Estado e hospitais seguem em negociação sobre o IPE Saúde
O Governo do Estado e hospitais seguem em negociação sobre valores referentes ao plano de saúde dos servidores públicos gaúchos, o IPE Saúde.

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Conforme nota emitida pela Casa Civil na sexta-feira (12), entre maio e agosto, foram repassados cerca de R$ 355 milhões em pagamentos aos prestadores de serviços. Deste então, as contas relativas a internações hospitalares e serviços complementares tem sido pagas em até 90 dias após o lançamento das faturas pelos hospitais e clínicas.

Entre outras ações coordenadas pelo governo desde o acordo, estão a criação de um processo com novas bases de contratualização e de relacionamento junto aos hospitais, para adequar as condições conforme as especificidades de cada um nos serviços prestados e a complexidade; e novas portarias com taxas de logística e reajuste de valores em tabelas de materiais, que foram publicadas na última quinta-feira (11) no Diário Oficial do Estado.

“A reestruturação do IPE Saúde segue em andamento e contempla outras medidas relacionadas à análise da despesa, modernização de processos internos, especialmente focados no controle, além de iniciativas com foco na melhoria dos serviços aos usuários. Em outra frente, também estão em estudo alternativas para o aumento de receitas”, diz a nota enviada ao Diário.

Além das instituições hospitalares, do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPE) e da Casa Civil, acompanham as tratativas a Secretaria do Planejamento, Governança e Gestão e a Procuradoria Geral do Estado.

Entenda o caso

No dia 3 de junho deste ano, o Governo do Estado e federações representantes de 28 hospitais prestadores de serviços ao IPE Saúde entraram em acordo durante uma reunião no Palácio Piratini. Na ocasião, ficou estabelecido que, em 30 dias, um estudo técnico seria desenvolvido para reajustar taxas e diárias do plano. O encontro buscou garantir que os contratos não fossem rompidos, impedindo o fim da assistência a mais de um milhão de usuários do plano. Em Santa Maria, cerca de 27 mil pessoas utilizam o serviço.

Arianne Lima – arianne.lima@diariosm.com.br

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