

O eixo que norteou as provas do Vestibular e do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) deste sábado (11) envolveu o tema saúde. Ao todo, 19,167 mil candidatos se inscreveram para as avaliações neste fim de semana. Em entrevista coletiva, o pró-reitor de Graduação da instituição, Jerônimo Tybusch, divulgou o tema da prova, as abstenções e ocorrências, além de um panorama sobre o primeiro dia. Também estavam presentes o reitor Luciano Schuch, o sargento do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Joelson Soares, o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, entre outros representantes.
Segundo Schuch, cerca de 20 mil famílias devem vir para a universidade acompanhar os vestibulandos nos dias de provas.
- É um grande processo que vem diversificando o ingresso na universidade. Hoje, nós temos Processo Seletivo Seriado, o Vestibular e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como as três formas de ingresso, mas na verdade, temos mais de 16 formas de ingresso diferentes, isso qualifica cada vez mais. Uma universidade diversa tem que ter uma formas de ingresso diversa.
Ele também agradeceu a equipe de servidores envolvida na organização do processo, que teve início há cerca de um ano.
O tema
O tema da prova 1 do Vestibular da UFSM, que também é a prova do PSS, envolveu a saúde. Conforme o pró-reitor de Graduação, todas as questões da prova abordaram o tema em diversas áreas. Ele explicou o motivo da escolha.
- É um tema super importante, extremamente contemporâneo, e que nós temos discutido muito, principalmente no Estado do Rio Grande do Sul, que passou recentemente por uma calamidade. Nos anos de 2020 e 2010, passamos por uma pandemia, por isso a escolha. Saúde em todas as suas acepções, isso o tema saúde mental, pública, além dos cuidados necessários o bem viver e bem-estar. Uma prova bastante interativa, com imagens, e abordando esse tema tão importante - diz Tybusch.
Abstenções
Conforme divulgado na coletiva, o índice de abstenções no vestibular foi de 25%. Já no PSS chegou a 8,3% neste primeiro dia.
Trânsito e ocorrências
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e o Sistema Integrado Municipal, também presentes na coletiva, não houve nenhuma ocorrência relevante. O horário de mais movimento das vias de acesso à UFSM ocorreu em torno das 11h às 13h, sem causar atrasos para os vestibulandos.
Das 10h até às 13h30min, 8,37 mil veículos transitaram no Campus da Universidade. Além disso, 24 ônibus e 11 vans também circularam na área. Nenhum acidente foi registrado.
Atendimento médico
Segundo o professor Gustavo Dotto, representante do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), não houve nenhum atendimento grave. Foram registrados casos de estresse, mal-estar, desidratação e uma queda de bicicleta. Apesar disso, nenhum candidato foi impossibilitado de realizar a prova.
Leia também
- PSS e Vestibular 2025 da UFSM: tudo o que você precisa saber para chegar bem informado nos dias de provas
- Sol e calor: confira a previsão do tempo para o fim de semana de Vestibular da UFSM
- PSS e Vestibular 2025 da UFSM: tudo o que você precisa saber para chegar bem informado nos dias de provas
- UFSM terá restaurantes e lancherias abertas no campus e linhas de ônibus reforçadas para o Vestibular; confira
As provas
Vestibular
As provas do Vestibular, com 120 questões objetivas e redação, ocorrem neste sábado e no domingo (12), nas cidades onde ficam os campi da UFSM (Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões), além de Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
- Prova 1: neste sábado, das 13h30 às 16h30, com abertura dos portões às 12h30;
- Prova 2: domingo, das 8h às 11h, com abertura dos portões às 7h;
- Prova 3: domingo, das 13h30 às 18h30, com abertura dos portões às 12h30.
Processo Seletivo Seriado
Assim como o Vestibular, o PSS será aplicado nas cidades onde ficam os campi da UFSM (Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões), além de Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Pelotas, Uruguaiana, Curitiba (PR) e Florianópolis (SC).
- A prova do PSS1, para candidatos que concluíram o 1º ano do Ensino Médio, ocorre neste sábado, das 13h30 às 16h30, com abertura dos portões às 12h30. Serão 40 questões objetivas.
- A prova do PSS2, para candidatos que concluíram o 2º ano do Ensino Médio e participaram integralmente da prova do PSS 1, será aplicada no domingo (12), das 08h às 11h, com abertura dos portões às 7h. Serão 40 questões objetivas.
Próximas etapas
Vestibular
- Divulgação do gabarito preliminar e caderno de questões: 13 de janeiro
- Solicitação de recursos ao gabarito preliminar: até 48 horas após a divulgação do gabarito preliminar
- Divulgação do gabarito definitivo: até 24 de janeiro
- Classificação final: data a ser definida
- Período de confirmação de vaga e matrícula: data a ser definida
PSS
- Divulgação do gabarito preliminar e caderno de questões: 13 de janeiro
- Solicitação de recursos ao gabarito preliminar: até 48 horas após a divulgação do gabarito preliminar
- Divulgação do gabarito definitivo: até 24 de janeiro
- Divulgação do desempenho do candidato no Painel do Candidato: data a ser definida
- Período de confirmação de vaga e matrícula: data a ser definida