Educação

Governo do Estado aprova inclusão de educação étnica e racial nos currículos escolares

O decreto, que cria o Plano Estadual de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, foi assinado nesta terça-feira pelo governador José Ivo Sartori, no Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini, em Porto Alegre. Embora o assunto seja abordado em outros estados, o Rio Grande do Sul é pioneiro em criar um decreto que coloca o tema na rede de ensino.

UFSM pede reintegração de posse da Reitoria

Por meio desta iniciativa, o comitê teve o compromisso de construir, a partir do Plano Nacional, orientações e normativas de implementação do artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O objetivo é a inclusão da educação das relações étnico-raciais, bem como as histórias e culturas afro-brasileiras, africanas e dos povos indígenas. O material resultante deste trabalho será publicado e distribuído para toda a rede estadual de ensino, assim como municípios do Rio Grande do Sul. O plano é resultado de um grupo de trabalho nomeado pelo Decreto Estadual nº 50.725, em 2013, e reafirmado pela Portaria Estadual 299 de 2015.

UFSM é a segunda melhor universidade do Estado, de acordo com o MEC

A questão multirracial passa a ser tratada como tema transversal de todo o currículo da Educação Básica. As escolas precisarão adotar uma metodologia para trabalhar as culturas afros e indígenas.

–  Esse decreto será uma grande referência pedagógica e no ensino dos nossos jovens. A Secretaria de Educação e as outras entidades envolvidas estão passando valores não só multirraciais, mas também de convivência. Nenhum povo tem tanta mistura racial quanto o nosso, e essa mistura é a força e a beleza do povo gaúcho e brasileiro – afirma o governador.

Com informações da assessoria de comunicação do Rio Grande do Sul

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Ações do Dezembro Vermelho buscam conscientizar sobre o HIV/Aids

Próximo

Árvore de Natal vira meme, e assunto viraliza nas redes sociais

Geral