O laço é visto como símbolo de luta, solidariedade e comprometimento. Assim como as campanhas Setembro Dourado, Outubro Rosa e Novembro Azul, o último mês do ano volta-se para fazer mais um alerta. O Dezembro Vermelho tem como foco a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o HIV/Aids, conforme a Lei 13.504. O objetivo é chamar a atenção das pessoas que são portadoras do vírus e de toda a população para a prevenção. Em Santa Maria, a prefeitura programou diversas atividades alusivas à data.
Bailão Azul encerra as ações do mês de novembro
Nesta sexta-feira, dia 1º de dezembro, ocorrerá um seminário sobre o assunto, no Centro Universitário Franciscano (Unifra), a partir das 8h. O evento conta com palestra sobre a prevenção e controle do HIV/Aids, hepatites virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a realidade do HIV/Aids em Santa Maria, relato de quem vive com a doença, entre outras questões. O seminário é voltado para servidores da Secretaria de Saúde e acadêmicos de instituições de Ensino Superior.
À tarde, as ações começam às 13h, na Praça Saldanha Marinho. No local, até as 17h, haverá rodas de conversa (sobre redução de danos, identidade de gênero, saúde da mulher e oficina da sensibilidade), distribuição de informativos e preservativos, além de orientações para o público.
Governo do Estado e Casa de Saúde seguem sem acordo
As atividades têm o apoio da Pastoral da Aids, da ONG Igualdade, da Associação dos Usuários e Amigos do Hospital Dia / Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), da Residência Multiprofissional do Centro Universitário Franciscano (Unifra) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
OUTRAS AÇÕES
A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Casa de Saúde também organizou ações do Dezembro Vermelho. Nesta sexta-feira, as atividades são gratuitas e ocorrerão das 8h às 17h, na área verde em frente à Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). A programação inclui atividades como promoção e prevenção de saúde, sensibilização sobre o tema, distribuição de kits com preservativos, folders, orientações gerais e realização de testes rápidos.
Realidade virtual ajuda crianças a enfrentar o medo de vacina
O grupo Precisamos Falar sobre Aids, do Husm, que é composto por integrantes do grupo de vigilância e profissionais da residência multiprofissional, farão, hoje, testes rápidos de Aids e sífilis, das 11h às 16h, em frente ao Restaurante Universitário. Essa será a terceira ação do ano no local. Amanhã, o grupo estará em frente ao Husm distribuindo material informativo e preservativos. Na sexta-feira, a equipe irá se reunir no arco de entrada do campus da universidade, em Camobi.