Chuva persistente marca a terça-feira em Santa Maria; instabilidade segue até quinta

Chuva persistente marca a terça-feira em Santa Maria; instabilidade segue até quinta

Foto: Vinicius Becker

A terça-feira (23) começou com tempo instável em Santa Maria e região, com registro de chuva fraca e contínua desde as primeiras horas do dia. De acordo com o meteorologista Daniel Caetano, não há indicativo de temporais ou fenômenos severos associados a esse cenário, mas a tendência é de manutenção da instabilidade ao longo dos próximos dias.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo Caetano, na segunda-feira (22), o volume registrado na região foi de aproximadamente 5 milímetros, dentro de um padrão que vem se repetindo.


Instabilidade

A previsão indica que esse comportamento do tempo deve se estender pelo menos até quinta-feira. Para esta terça, as temperaturas ficam entre 22°C e 26°C ou 27°C, com acumulados de chuva estimados entre 20 e 30 milímetros ao longo do dia. A combinação entre calor e umidade elevada mantém a sensação de abafamento.

— As temperaturas seguem elevadas, então aquela sensação de abafamento permanece. Mesmo com a chuva, a umidade continua alta — disse o meteorologista.

Para quarta-feira (24), a expectativa é de um pouco mais de aberturas de sol, o que pode elevar a temperatura máxima para perto dos 30°C durante a tarde. Ainda assim, a instabilidade não se afasta completamente.

Caetano também comentou sobre as chuvas volumosas registradas em outras regiões do Rio Grande do Sul na segunda-feira, especialmente no norte e no noroeste do Estado, onde os acumulados chegaram a 100 milímetros em poucas horas.

— A chuva ficou mais concentrada do norte para cima. Aqui em Santa Maria ficamos praticamente na borda dessa área de instabilidade, por isso não tivemos acumulados tão significativos — explicou.


Feriado de natal

Com relação à véspera e ao dia de Natal, a previsão segue indicando atenção. A transição entre a noite de terça (24) e a madrugada de quarta-feira (25) deve ocorrer sob influência da instabilidade.

— A gente ainda segue com previsão de chuva, principalmente no período da noite do dia 24 para o 25. Não se descarta a ocorrência de pancadas. Ao longo do dia 25, o sol pode aparecer com um pouco mais de intensidade — afirmou.

A recomendação é acompanhar as atualizações diárias da previsão do tempo, já que o padrão atmosférico segue típico de verão, com calor, umidade elevada e episódios frequentes de chuva.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Está praticamente inviável pegar aplicativo nesse horário”, diz sócio-diretor da Cia das Diaristas sobre paralisação do transporte coletivo Anterior

“Está praticamente inviável pegar aplicativo nesse horário”, diz sócio-diretor da Cia das Diaristas sobre paralisação do transporte coletivo

Próximo

"Não queremos prejudicar ninguém": sindicato cobra diálogo e indica greve em 2026; paralisação afeta 100% das linhas do transporte coletivo

Geral