Chuva persistente marca a terça-feira em Santa Maria; instabilidade segue até quinta

Chuva persistente marca a terça-feira em Santa Maria; instabilidade segue até quinta

Foto: Vinicius Becker

A terça-feira (23) começou com tempo instável em Santa Maria e região, com registro de chuva fraca e contínua desde as primeiras horas do dia. De acordo com o meteorologista Daniel Caetano, não há indicativo de temporais ou fenômenos severos associados a esse cenário, mas a tendência é de manutenção da instabilidade ao longo dos próximos dias.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Segundo Caetano, na segunda-feira (22), o volume registrado na região foi de aproximadamente 5 milímetros, dentro de um padrão que vem se repetindo.


Instabilidade

A previsão indica que esse comportamento do tempo deve se estender pelo menos até quinta-feira. Para esta terça, as temperaturas ficam entre 22°C e 26°C ou 27°C, com acumulados de chuva estimados entre 20 e 30 milímetros ao longo do dia. A combinação entre calor e umidade elevada mantém a sensação de abafamento.

— As temperaturas seguem elevadas, então aquela sensação de abafamento permanece. Mesmo com a chuva, a umidade continua alta — disse o meteorologista.

Para quarta-feira (24), a expectativa é de um pouco mais de aberturas de sol, o que pode elevar a temperatura máxima para perto dos 30°C durante a tarde. Ainda assim, a instabilidade não se afasta completamente.

Caetano também comentou sobre as chuvas volumosas registradas em outras regiões do Rio Grande do Sul na segunda-feira, especialmente no norte e no noroeste do Estado, onde os acumulados chegaram a 100 milímetros em poucas horas.

— A chuva ficou mais concentrada do norte para cima. Aqui em Santa Maria ficamos praticamente na borda dessa área de instabilidade, por isso não tivemos acumulados tão significativos — explicou.


Feriado de natal

Com relação à véspera e ao dia de Natal, a previsão segue indicando atenção. A transição entre a noite de terça (24) e a madrugada de quarta-feira (25) deve ocorrer sob influência da instabilidade.

— A gente ainda segue com previsão de chuva, principalmente no período da noite do dia 24 para o 25. Não se descarta a ocorrência de pancadas. Ao longo do dia 25, o sol pode aparecer com um pouco mais de intensidade — afirmou.

A recomendação é acompanhar as atualizações diárias da previsão do tempo, já que o padrão atmosférico segue típico de verão, com calor, umidade elevada e episódios frequentes de chuva.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Paralisação do transporte coletivo afeta rotina de cerca de 60 mil pessoas, afirma presidente da ATU Anterior

Paralisação do transporte coletivo afeta rotina de cerca de 60 mil pessoas, afirma presidente da ATU

Próximo

"Não queremos prejudicar ninguém": sindicato cobra diálogo e indica greve em 2026; paralisação afeta 100% das linhas do transporte coletivo

Geral