Registrado e assinado

Governistas dizem que vereadores 'trocaram de lado' por cargos

Marcelo Martins

"

Após o resultado da eleição da Mesa Diretora, na tarde de quinta-feira, vereadores e integrantes da bancada governista levaram a público um documento datado do último dia 19, em que os parlamentares Anita Costa Beber (PR), Deili Granvile (PTB) e Tavores Fernandes (DEM) fazem exigências para votarem a favor da manutenção do acordo governista, até 2016, pela presidência da Câmara.

No documento, Anita pede dois cargos: a assessoria de Diretoria Administrativa e a chefia de Divisão de Patrimônio. Já Deili, exige a Diretoria de Comunicação Social e a assessoria da Presidência da Câmara. O parlamentar Tavores Fernandes pede a Secretaria Geral da Casa, atualmente ocupada pelo PP. Um exigência, em comum, dos três vereadores é que o nome de, pelo menos, um deles seja o presidente da Câmara no último ano de legislatura: em 2016. O trio também pede com que o ex-procurador jurídico e ex-presidente do PMDB, Robson Zinn, não retorne à Casa. Esse último pedido foi levantado depois que o vereador João Kaus (PMDB), nome do governo, cotado para assumir a presidência da Câmara ter admitido o retorno de Zinn ao Legislativo.

Kaus foi enfático ao criticar os colegas dissidentes. Para o peemedebista, o trio rompeu com o governo:

_ O que eles fizeram foi uma traição. O governo e a boa política perderam quando eles (em referência a Anita, Deili e Tavores) escolheram fazer conchavos com a oposição.

PT, PSDB e PPL devem ter a maioria dos cargos

Um dos vereadores da oposição disse ao Diário como deve ficar a definição dos 18 cargos, entre CCs (cargos em comissão) e FGs (funções gratificadas) para o próximo ano. Pelo que está previamente acordado, o PT, o PSDB e o PPL ficarão com a maior parte da fatia do poder na Mesa Diretora:

_ O PT, O PSDB e o PPL deverão ficar com 10 a 12 cargos. Já o DEM, o PTB e o PR deverão ter seis cargos. Esse cenário foi construído coletivamente e deverá contemplar a todos _ disse à reportagem um dos parlamentares da oposição.

Confira abaixo, a reprodução da íntegra do documento:


"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Como vivem famílias de vítimas da Kiss 11 meses depois da tragédia

Próximo

Escolas de samba de Santa Maria não têm Plano de Prevenção e Combate a Incêndio

Geral