O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), participou de uma reunião com integrantes dos municípios da Associação dos Municípios da Região Central do Estado (AMCentro). O encontro ocorreu na noite desta segunda-feira (25) durante a 37ª edição da Semana Cultural de Vale Vêneto e Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A assembleia, que foi realizada em Vale Vêneto, no município de São João do Polêsine, contou com a presença de 22 prefeitos dos 33 municípios que integram a associação. A cerimônia foi mediada pelo presidente da AMCentro e prefeito de Polêsine, Matione Sonego (MDB), e pelo presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno (MDB).
Entre as principais demandas apresentadas pelos prefeitos da região para o governador, estão a pavimentação da estrada que liga os municípios de Toropi e Jari, o aumento do efetivo da Brigada Militar, a ligação asfáltica entre as BRs 158 e 392, uma segunda etapa do programa Pavimenta RS, a liberação de recursos para a manutenção de estradas e o programa Avançar na Agricultura.
O governador Ranolfo ouviu atento as demandas da região e, logo depois, posicionou-se sobre os pontos elencados. Nos primeiros minutos da fala, ele pontuou a queda nos indicadores de violência no Estado e reforçou os esforços para diminuir os índices de feminicídio. Ele também destacou a importância do diálogo entre municípios e Estado:
– Uma das características do governo Ranolfo é fazer a interação com a comunidade, com os municípios.
Um dos pontos principais do discurso de Ranolfo foi os investimentos realizados no programa Avançar em todas as áreas. Segundo ele, dos 497 municípios gaúchos, 493 recebem ou receberam investimentos por meio da iniciativa.
– Para a região da AMCentro, foram quase meio milhão de reais. É um investimento jamais visto, que bom que conseguimos chegar nesse momento – destacou Vieira Júnior.
O governador também prometeu trabalhar nas questões referentes às estradas da região:
– Me comprometo que vamos levar ao Daer e vamos responder cada um desses pontos. Vou responder dando conta de todos os itens, em relação ao transporte é isso. O Rio Grande do Sul investiu R$ 150 milhões por ano nos últimos 10 anos (em estradas) e no nosso Avançar já foram R$ 1,6 bilhões em pouco mais de um ano.
Ao término da reunião, o presidente da AMCentro entregou um documento com todas as demandas apresentadas na oportunidade para o governador. Logo após, Vieira Júnior conheceu as instalações do evento e conversou com o público presente.
Governador conhecendo o evento. Foto: Nathalia Schneider (Diário)
Leia todas as notícias