para a criançada

FOTOS+VÍDEO: a situação de nove pracinhas que receberam brinquedos há um ano

Tainara Liesenfeld

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

Os dias de calor em Santa Maria somados às férias escolares fazem com que muitos pais levem as crianças para brincar em áreas verdes, em busca de sombra e descontração. Pouco mais de um ano após a instalação de 52 novos kits de brinquedos em 36 praças da cidade, a equipe do Diário visitou, nos dias 7 e 8 de janeiro, praças do Centro e das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste.  

Veja mais no vídeo:


Nesses dois dias, apesar de a maioria dos brinquedos estar em boas condições para uso, o que se viu é que a maior parte das praças está com o gramado alto. O descarte do lixo também é um grande gargalo nesses locais. Além disso, nenhuma das pracinhas visitadas conta com estrutura de banheiros.

VÍDEO: conheça o parque aquático de Júlio de Castilhos que abre neste final de semana

O protético William Ludwig, 30 anos, e a companheira, Kelen de Andrade Paines, 34, levaram um tereré para curtir a tarde de terça-feira, dia 7, enquanto a pequena Isabela Lima Ludwig, 6 anos, se divertia nos brinquedos da Praça Mariazinha Penna, junto ao Ginásio Esportivo Oreco, no Bairro Tancredo Neves. Para eles, os brinquedos estavam fazendo falta, mas ainda há algumas coisas que podem ser melhoradas.

- Por enquanto, os brinquedos novos continuam novos. Tem que ver, agora, se vão ser monitorados e mantidos. À noite, precisa de mais cuidado, mais policiamento. Normalmente, fica tudo largado, aí vem os catadores, mas não o pessoal de limpeza - relata Kelen.

O local conta, além dos brinquedos, com um kit de aparelhos para ginástica, que está em péssimo estado de conservação, enferrujado e com peças quebradas. A situação representa um grande risco às crianças que por ali resolvem brincar.

MANUTENÇÃO
Os kits - que contam com um gira-gira, um escorregador, uma estrutura com quatro balanços e uma gangorra - foram licitados em 2015 pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. Os brinquedos foram construídos e montados pela empresa vencedora da licitação, a Brinqbel Indústria e Comércio de Brinquedos Ltda, do Paraná. A instalação dos kits de brinquedos seguiu um plano de limpeza, coordenado pela Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana. Isso porque, antes da colocação das estruturas, a pasta executou a limpeza das áreas. De acordo com a prefeitura, em relação aos brinquedos das pracinhas, a Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, faz vistorias nos locais periodicamente e realiza a manutenção da estrutura.  

MEC erra em notas do Enem devido a gabaritos trocados

Já o corte de grama e limpeza das 51 praças oficiais da cidade são feitos pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, conforme contrato com a empresa Sulclean. As manutenções periódicas ocorrem de acordo com cronograma mensal estabelecido pela secretaria. Segundo a prefeitura, todas as praças da cidade receberam serviço de limpeza para a virada do ano.

Em alguns lugares, como na Praça Amigos do Dorival, na Cohab Santa Marta, os próprios moradores fazem questão de deixar tudo em ordem. O presidente da associação de moradores do bairro, Jacintho Soares, 80 anos, mora na esquina em frente à praça e se dedica, entre outras coisas, a cuidar do local. Ali, a concentração de crianças é sempre expressiva e, por isso, Jacintho comemora por terem sido contemplados na última licitação. Eventualmente, ele faz a manutenção de algum brinquedo, colocando óleo no gira-gira, por exemplo.

- Os brinquedos estão em bom estado, e a gente faz o possível para deixar assim. A nossa praça não é a maior da cidade, mas é a mais bonita - avalia.

Nem todas as praças da cidade foram contempladas na licitação de 2015. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente, não há previsão para compra de mais kits. A pasta pretende fazer um levantamento desses locais para avaliar as situações e ver a possibilidade de instalação de novos brinquedos.

PARCERIAS
No ano passado, uma das ideias alavancadas pela prefeitura para manter os locais preservados foi lançar parcerias público-privadas coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente. O projeto-piloto deveria começar com a manutenção da Praça Roque Gonzales, próxima ao Hospital de Caridade, no Centro de Santa Maria, mas a negociação não evoluiu com a empresa que iria adotar a área. Atualmente, existem tratativas com outra empresa, e é aguardada a confirmação da adoção por meio do Programa Santa Maria de Todos Nós.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Avenida Roraima fica parcialmente bloqueada a partir de segunda

Ação no Calçadão distribui abraços em homenagem a jovem morto em SC Próximo

Ação no Calçadão distribui abraços em homenagem a jovem morto em SC

Geral