Forças de segurança de Santa Maria e Porto Alegre já estão mobilizadas para a Calourada Segura

Forças de segurança de Santa Maria e Porto Alegre já estão mobilizadas para a Calourada Segura

Foto: Nathália Schneider (Diário)

Agentes de segurança devem permanecer e monitorar a festa nestas estruturas cobertas

A partir desta segunda-feira (20), começa a Calourada Segura, a festa dos “bixos”, na Gare da Viação Férrea. A festa, que é tradicional em Santa Maria, marca as comemorações dos calouros na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Neste ano, foram feitas algumas mudanças no evento, como a troca de lugar (da Praça Saturnino de Brito para a Gare da Viação Férrea), inclusão de atrações musicais, além do reforço do efetivo da segurança pública. Os policiais, inclusive, já estão mobilizados e devem seguir atuando mais intensamente nos dias da Calourada Segura.

Em entrevista à CDN, Sandro Nunes, superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), relatou que os órgãos de segurança pública, em conjunto com a prefeitura, estão acompanhando a situação do novo local, a Gare da Viação Férrea, há, pelo menos, dois meses. Já foram instaladas câmeras, montado o cercamento e ajustada a iluminação, por exemplo.

Mais de 100 policiais vão trabalhar durante a festa. De acordo com o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada, Major Rogério Glanzel Alves, a Calourada Segura vai contar com o efetivo do 1º Regimento; do 2º Batalhão de Polícia de Choque, do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO-C); o Batalhão de Aviação da Brigada Militar, além do contingente do 4º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar e o Batalhão de Operações Especiais (Bope). Os três últimos são de Porto Alegre e vêm até Santa Maria para contribuir com a segurança do evento.

Dentre os equipamentos que vão ser empregados pelos servidores de segurança, estão:

  • Câmeras de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp)
  • Duas Plataformas de Observação Elevada (POE), fornecidas pela secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado; ambas com videomonitoramento e uma delas com reconhecimento facial
  • Drone com câmera térmica noturna que identifica a presença de armas no meio da multidão
  • Body cams (câmeras corporais) no fardamento dos policiais
  • Base comunitária móvel para registro de ocorrências de menor potencial ofensivo
  • Aeronave do Batalhão de Aviação da Brigada Militar para monitoramento no local da festa e no entorno

O Major Rogério Glanzel ainda explicou que o planejamento da segurança do evento foi divido em três perímetros:

– O primeiro no perímetro inicial que as pessoas vão estar reunidas, vamos manter o efetivo de inteligência e patrulhamento a pé. No segundo perímetro, já teremos policiamento montado e motorizado. No terceiro perímetro, estaremos com as equipes do Batalhão de Operações Especiais e do 2º BPChoque, mais afastadas do local de movimento.

Ambos, Sandro Nunes e Rogério Glanzel Alves, afirmaram que existe uma preocupação das forças de segurança durante a dispersão das pessoas após o encerramento da festa. Para esse momento, devem ser feitos policiamento motorizado e remanejados dois pelotões do 2º BPChoque para a área central da cidade.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Governo relança Mais Médicos; brasileiros terão prioridade Anterior

Governo relança Mais Médicos; brasileiros terão prioridade

UFSM começa ano letivo nesta segunda-feira com 28 mil alunos e desafio nas finanças Próximo

UFSM começa ano letivo nesta segunda-feira com 28 mil alunos e desafio nas finanças

Geral