Conclusão da reforma da Gare da Viação Férrea é adiada para agosto

Conclusão da reforma da Gare da Viação Férrea é adiada para agosto

Foto: Marcelo Oliveira (prefeitura de Santa Maria)/Divulgação

O prédio por onde passaram milhares de pessoas e cargas, chegando e saindo de Santa Maria pelos trilhos, está retomando suas cores e seu brilho do passado. O processo de revitalização da Gare da Viação Férrea, localizada no Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria, iniciado em 20 de novembro do ano passado, tinha previsão de conclusão em maio passado. Porém, a prefeitura de Santa Maria informa que, atualmente, 64% dos serviços estão prontos e que o novo prazo de entrega da obra é dia 16 de agosto.

 

+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


A prefeitura prevê um gasto de R$ 5,549 milhões na revitalização, que está sendo feita pela Versalhes Incorporação e Construção Ltda, de São Leopoldo, vencedora da licitação.

 
Os trabalhos de recuperação seguem a execução dos serviços de reparos em todos os pavilhões e no sobrado. Neste momento da obra, os trabalhos estão voltados para finalizar a cobertura da edificação e da plataforma de embarque de passageiros. As esquadrias, já restauradas e pintadas de branco, estão sendo instaladas de modo a manter as características originais da antiga estação de trem.


Com aval do Iphae
No sobrado, a empresa responsável pela obra, sob supervisão da prefeitura, já recuperou o assoalho e o polimento do piso em granitina, ressaltando as cores, o que traz mais beleza ao ambiente. Na cobertura, as telhas cerâmicas serão recolocadas, assim como nos pavilhões 2 e 4. Nesta etapa, ainda serão colocadas chapas metálicas e lãs de vidro para o isolamento termoacústico.

 
A obra de restauro da fachada sul dos pavilhões 1 e 3 está completa. No pavilhão 3, o piso de cimento foi lixado e aplicada a resina. Neste prédio, os ladrilhos hidráulicos foram mantidos e foi aplicada resina nas paredes de tijolos aparentes. As paredes internas de todos os pavilhões receberam duas demãos de tinta branca. Nas paredes externas, foram aplicadas as cores conforme especificação aprovada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul (Iphae).

 
Conforme o superintendente de desenvolvimento econômico e fiscal da obra, Jeferson Nunes, esses avanços demonstram que a restauração está sendo realizada com atenção aos detalhes históricos e estruturais, garantindo a preservação e funcionalidade futura do local:

 
– Nas últimas semanas, tivemos o andamento da obra acelerado devido ao encaminhamento para a conclusão do serviço de restauração. Estamos trabalhando em alguns pontos de acabamento e em questões de ferragens, principalmente em relação aos telhados, o que facilita o avanço da obra neste momento – explica.

 
A prefeitura pretende fazer um edital de seleção para definir quem vai ocupar os espaços, mas parte da estrutura deve ser para área gastronômica e cultural. 


*Com informações da prefeitura de Santa Maria.


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelas redes sociais, ex-BBB Matteus Amaral se pronuncia após acusação de fraudar cota racial para ingressar no Ensino Superior Anterior

Pelas redes sociais, ex-BBB Matteus Amaral se pronuncia após acusação de fraudar cota racial para ingressar no Ensino Superior

Rústica em comemoração ao aniversário de Santa Maria altera o trânsito em Camobi neste domingo Próximo

Rústica em comemoração ao aniversário de Santa Maria altera o trânsito em Camobi neste domingo

Geral