Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)
Com o slogan “Santa Maria: superando desafios através da união”, o tradicional desfile do Dia da Independência ocorrerá neste sábado (7) na Avenida Medianeira. O evento deve começar às 8h, com o hasteamento das bandeiras em frente a um palanque montado no local. Após o desfile, que terá início às 8h30min, será realizada a solenidade de encerramento da Semana da Pátria 2024, com a extinção do Fogo Simbólico por parte das autoridades.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Preparativos
Desde junho, os preparativos do desfile cívico-militar são pensados pela Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas. Conforme o coordenador da Comissão, Ildo Wagner, o desfile deste ano tem potencial para ser o maior já realizado na cidade.
– Nós teremos 29 escolas municipais desfilando, o que é um recorde. Teremos sete escolas estaduais. Teremos o efetivo militar, que virá com um contingente considerável. Não sabemos precisar, mas teremos, com certeza, mais de 3 mil pessoas desfilando, e cerca 70 mil pessoas assistindo, como foi em 2022. Então, estimamos que será o maior desfile de todos os tempos – afirma.
Em 2024, a Avenida Medianeira voltará a receber autoridades, participantes, veículos e instituições durante o evento, mas com algumas mudanças na disposição das estruturas. Atualmente, o local onde era montado o tradicional palanque encontra-se em obras. A situação foi comentada por Wagner:
– Na primeira reunião, a Comissão estava preocupada com a questão do espaço físico em frente ao Nacional, que é onde sempre colocamos o palanque das autoridades. No local, foi construída uma casa de vidro. Estávamos preocupados, mas hoje não estamos mais, porque a Construtora Jobim colocou a estrutura 100% à nossa disposição. Então, iremos usar parte desse espaço e o palanque será colocado na frente, na linha da calçada, não interferindo na Avenida. No ano retrasado, o palanque era quadrado e este ano, será um pouquinho diferente. Terá 3 metros de largura e 20 de comprimento, com capacidade para 60 pessoas, conforme o PPCI que temos do espaço. Então, já está tudo organizado.
Ainda segundo o coordenador, a montagem do palanque deve começar na tarde de sexta-feira (6), sendo desmanchado no dia seguinte após o desfile.
Homenagens
Neste ano, o tema nacional da Semana da Pátria é o Centenário da União dos Escoteiros do Brasil. A nível estadual, serão lembrados os 40 anos do Batalhão Suez e a participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU. Em Santa Maria, o tema escolhido foi voluntariado e está prevista uma homenagem aos profissionais e cidadãos que atuaram em diversas frentes durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio.
– Na primeira reunião, solicitamos a todos os representantes que apresentassem as ideias de homenagens e referências para os desfiles de Santa Maria. Então, em 2024, os grandes homenageados serão os voluntários. Essa é a forma que encontramos de reconhecer o trabalho que fizeram. Eles irão carregar a bandeira do Rio Grande do Sul. Participarão bombeiros e outros profissionais. Será um grupamento único – explica Wagner.
Outras homenagens também devem ser retomadas neste evento. No ano passado, os desfiles em alusão ao 7 de setembro foram cancelados em diversos municípios gaúchos em respeito e solidariedade às vítimas das enchentes no Vale do Taquari e em outras regiões do Estado. Por conta disso, três escolas que seriam homenageadas na edição anterior devem receber os agradecimentos em 2024. São elas: a Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Walter Jobim pelos 50 anos; a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aracy Barreto Sacchis e o Colégio Estadual Manoel Ribas, ambos com 70 anos.
Mudanças no trânsito e transporte coletivo começam nesta sexta-feira (6)
Em função do desfile de 7 de setembro, o trânsito deve sofrer alterações das 22h desta sexta-feira (6) até a 1h deste sábado (7) na Avenida Medianeira, entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valandro. A via estará bloqueada para a pintura das raias do desfile. Após o término do serviço, o fluxo de veículos no trecho voltará a ser liberado.
A partir das 6h30min de sábado, as ruas do entorno da Avenida Medianeira terão bloqueios para a organização dos participantes do desfile. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) liberará as vias após a cerimônia de encerramento da Semana da Pátria, que deve ocorrer por volta das 13h.
Bloqueios
O bloqueio de veículos se dará do trecho ao longo de toda a Avenida Medianeira, entre a Avenida Ângelo Bolson e a Rua General Neto. Também haverá bloqueio nas avenidas Hélvio Basso e Ângelo Bolson, no sentido Bairro-Centro, para a concentração do desfile, sendo possível transitar somente no sentido Centro-Bairro.
Há pontos onde o bloqueio começará a partir das 6h30min. São eles: Avenida Medianeira com a Rua Duque de Caxias; Avenida Medianeira com a Rua Floriano Peixoto; Rua Marquês do Herval com a Rua Dom Pedro II. Antes deste horário, agentes de trânsito estarão nos principais pontos de bloqueio para orientar o tráfego de veículos.
A Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas 2024 é composta pelas seguintes instituições: prefeitura, 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), 3ª Divisão do Exército (3ª DE), Base Aérea de Santa Maria (Basm), Polícia Federal (PF), Polícia Federal Rodoviária (PRF), Câmara de Vereadores, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Brigada Militar, 13ª Região Tradicionalista, 4ª Distrito Escoteiro, 4º Batalhão de Bombeiro Militar e Arquidiocese de Santa Maria.
Semana da Pátria 2024
- Quando– Sábado (7), a partir das 8h
- Onde – Avenida Medianeira
Temas, destaques e homenageados
- Tema nacional – Centenário da União dos Escoteiros do Brasil
- Tema estadual – 40 anos do Batalhão Suez e sua participação na primeira e mais longa missão de Paz da ONU
- Tema local – Voluntariado, com o slogan ‘Santa Maria: superando desafios através da união’
- Destaques locais – Liana Cassol Comassetto, professor Livio Imberê da Jornada Pereira e professora Lenira Motta Soares
- Homenageados institucionais – 80 anos do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB), 60 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), 95 anos da Polícia Rodoviária Federal, Centenário das instalações do Regimento Mallet, 85 anos de fundação do grupo Escoteiro Henrique Dias, 80 anos do Parque Regional Manutenção 3, 40 anos do Grupo de Folclore Germânico Immer Lustig e 60 anos do Grupo Escoteiro Melvin Jones
- Homenageados in memoriam – Soldado Marcelo Rodrigues Centeno e o guarda municipal Natalin Pedroso
- Escolas municipais homenageadas – 70 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Aracy Barreto Sacchis, 90 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Hylda Vasconcellos, 60 anos da EMEF Perpétuo Socorro e 40 anos da EMEI Vila Vitória
- Escolas estaduais homenageadas – Escola Estadual Manoel Ribas (70 anos) e Escola Estadual de Ensino Médio Walter Jobim (50 anos)
Linhas de ônibus
O itinerário de linhas do transporte coletivo que transitam pela região será alterado a partir das 6h30min deste sábado até o término do desfile. Esses são os casos de:
- Linhas Camobi Fernando Ferrari, Carlos Gomes, Universidade, São José – Km 3, Brigada Itararé no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamin Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira seguem itinerário normal. No sentido Bairro-Centro, durante o bloqueio viário para estas linhas, não haverá alteração no itinerário.
- Linhas Casa de Saúde e Jardim Berleze, no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamin Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, Avenida Dores, Alameda Buenos Aires, Travessa Cassel, Avenida Fernando Ferrari seguem itinerário normal. No sentido inverso não haverá alterações no itinerário.
- Linhas Santos, Passo das Tropas, Minuano, Pau a Pique, Capivara no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua Pinheiro Machado, Avenida Presidente Vargas, Avenida Ângelo Bolson, Avenida Hélvio Basso seguem itinerário normal. No sentido Bairro-Centro: BR-158, Travessa Moreira, Rua Orlando Fração, Rua Carlos Gomes, Avenida Presidente Vargas seguem itinerário normal.
- Linha Urlândia, no sentido Centro-Bairro: Rua do Acampamento, Rua Pinheiro Machado, Avenida Presidente Vargas, Rua Orlando Fração, segue itinerário normal. Já no sentido Bairro-Centro realiza o contorno da rótula da Uglione BR-287, Travessa Moreira, Rua Orlando Fração, Rua Carlos Gomes, Avenida Presidente Vargas, após segue itinerário normal.
- Linha Circular Sul: Avenida Presidente Vargas, Rua José Bonifácio, Rua Riachuelo, Rua Pinheiro Machado, Rua Benjamin Constant, Rua Bento Gonçalves, Rua Pinto Bandeira, e segue itinerário normal.
- As demais linhas do Transporte Coletivo não sofrerão alterações.
Paradas de ônibus suprimidas e transferidas
Rua do Acampamento
- A parada de ônibus localizada na Rua do Acampamento (Frizzo/USE) será transferida para a Rua José Bonifácio em frente à Ortopedia Rozaulo, entre as ruas General Neto e do Acampamento
- Usuários da linha Santos/Urlândia, sentido Centro-Bairro, deverão realizar o embarque junto ao paradão da Rua Pinheiro Machado
Avenida Medianeira
- As paradas da Avenida Medianeira serão suprimidas nos dois sentidos (Centro-Bairro e Bairro-Centro)
- O mesmo vai ocorrer com as paradas de ônibus no sentido Centro-Bairro da Avenida Dores (em frente ao Supermercado Rede Vivo e da agência bancária do Banrisul). O embarque e desembarque deverá ser realizado na parada de ônibus da Rua José Bonifácio (Ortopedia Rozaulo) ou em frente ao Royal Plaza Shopping
Avenida Ângelo Bolson
- No sentido Centro-Bairro, não haverá alteração dos pontos de embarque e desembarque
- No sentido Bairro-Centro, os usuários deverão se deslocar até as paradas da Avenida Presidente Vargas
Avenida Hélvio Basso
- No sentido Bairro-Centro, os usuários do transporte coletivo devem buscar as paradas da BR-392 ou da Avenida Presidente Vargas
Pontos de bloqueio
- Avenida Hélvio Basso, sentido Sul-Norte (Bairro-Centro), retorno no Leve Mais Atacado
- Hélvio Basso cruzamento Rua Carlos Uhr
- Rotatória das avenidas Hélvio Basso com Medianeira
- Avenida Ângelo Bolson com Rua Dr. Zamenoff
- Dr. Zamenoff com Rua Papa Leão XIII
- Dr. Zamenoff com Rua Morotin
- Rua Appel com Rua Farrapos
- Rua Appel com Rua Inconfidentes
- Rua Visconde de Pelotas com Rua Inconfidentes
- Visconde de Pelotas com Farrapos
- Visconde de Pelotas com Maurício Cardoso
- Barão do Triunfo com Daltro Filho
- Barão do Triunfo com Farrapos
- Travessa Medianeira com Farrapos
- Raposo Tavares com Felipe D’Oliveira
- Avenida Presidente Vargas com Rua Duque de Caxias
- Rua Serafim Valandro com Rua Francisco Manoel
- Serafim Valandro com Felipe D’Oliveira
- Rua João Belém com Medianeira
- Presidente Vargas com Floriano Peixoto
- Floriano Peixoto com Felipe D’Oliveira
- José Bonifácio com Acampamento
- Acampamento com Gaspar Martins
- Gaspar Martins com Dezenove de Novembro
- Gaspar Martins com Medianeira
- Medianeira com General Neto
- Fernando Ferrari com João Rolim
- Fernando Ferrari com Conrado Hoffmann
- Dezenove de Novembro com Travessa Paraíba
- Paraíba com Travessa Paraíba
- Doze de Outubro com José Carlos Kruel
- Floriano Peixoto com Vinte e Quatro de Fevereiro
- Marquês do Herval com Dom Pedro II
- Dr. Theodorico com Duque de Caxias
- Heitor Campos com Dr. Theodorico
- General Osório com retorno no Residencial Madre Paulina
- Cândida Vargas com Dezenove de Abril
- Viaduto da Uglione (BR-392 com BR-158)
*com informações da prefeitura de Santa Maria