Caçapava do Sul

Filha relata a angústia de ver o pai se afogando depois de salvá-la

Lizie Antonello

"

O último sábado era para ser um dia de descanso e lazer, mas acabou em tristeza para a família Deick. Depois de uma semana de serviço duro na lida com o gado, o trabalhador rural João Severino da Rosa Deick, 47 anos, pretendia aproveitar o final de semana de folga com as duas filhas caçulas _ uma criança de 10 e uma adolescente de 13 anos _ que foram visitá-lo. Mas acabou morrendo afogado depois de salvar a vida das duas meninas.

Há cerca de dois meses, Deick conseguiu o emprego em uma propriedade rural na localidade de Coxilha de São José, no interior de Caçapava do Sul, e foi morar em uma casa perto da sede da fazenda. De 15 em 15 dias, as irmãs iam passar o final de semana com o pai, que era separado da mãe.

Diante do dia de sol forte e calor intenso, pai e filhas decidiram tomar banho em um açude da propriedade para se refrescar depois do almoço. Segundo a adolescente, eles foram de trator até o local, que fica afastado da casa e passa por um mato. Ao chegar ao açude, os três entraram na água juntos de mãos dadas.

As irmãs não sabiam nadar, e o pai as conduzia pela mão. Em determinado ponto, o trio caiu em um buraco, e as meninas começaram a se afogar. O pai conseguiu empurrar a mais nova para fora do buraco e depois impulsionou a mais velha. Ele conseguiu salvar as duas, mas não sobreviveu.

_ Ficamos longe uma da outra. Minha irmã viu que eu estava chorando, chegou perto e me deu a mão. Conseguimos sair e ficamos no lado de fora do açude, chorando, esperando ele sair, mas ele não saía. Aí, fomos correndo pelo mato procurando uma casa para pedir ajuda, mas nos perdemos. Tínhamos ido de trator e não tínhamos marcado o caminho _ conta a adolescente.

Cerca de uma hora depois, as irmãs conseguiram chegar em um casa que também tinha um açude e onde umas pessoas tomavam banho. Elas pediram ajuda, e os rapazes foram tentar resgatar Deick. Mas ele já estava morto.

A Brigada Militar foi acionada. O corpo foi encaminhado à necropsia no Posto Médico-Legal em Cachoeira do Sul. Deick foi sepultado na tarde deste domingo em Varzinha, no interior de Caçapava, em túmulo particular da família.

 

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Romaria tem família como tema neste ano

Próximo

Jovem é morto a tiros em Cruz Alta

Geral