A partir de agora, a busca por cerca de R$ 100 mil é o que define a realização do concurso que deve escolher um projeto para construção do memorial em homenagem às vítimas da Boate Kiss. A data da campanha de financiamento coletivo também foi prorrogada para o dia 25 de novembro. Até agora a arrecadação soma R$ 45 mil.
O anúncio foi feito durante uma coletiva à imprensa na tarde desta terça-feira, na sede o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) em Porto Alegre junto da divulgação do relatório do seminário ocorrido nos dias 1º e 2 de setembro em Santa Maria, em que familiares de vítimas e comunidade participaram de debateram o tema.
– Eles pensavam no projeto como algo grandioso. No seminário as diretrizes mostraram que não é isso que a gente quer. A gente quer uma edificação simples com espaço multiuso e com locais abertos. Derrubou aquela imaginação de uma construção gigantesca e luxuosa. Isso levou a redução da planilha de custos e assim diminuímos o valor para tentar garantir a arrecadação. O que a gente espera, agora, é um posicionamento da população de Santa Maria, do Estado e de todo o Brasil porque são 75 municípios envolvidos com vítimas dessa tragédia, de cinco estados. O memorial não é para os familiares e sim para a cidade de Santa Maria e para que uma tragédia como essa não mais aconteça. O memorial serve para contar a história da tragédia e fazer com que ela não se repita – explica Flávio José da Silva, vice-presidente da Associação de Familiares Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).
Músicos gaúchos gravam vídeos em apoio à campanha de doação para o Memorial da Kiss
Segundo o arquiteto Tiago Holzmann da Silva coordenador do concurso, as informações do relatório nortearão o edital do concurso para o memorial, ainda sem data definida. O material tem cerca de 70 páginas e contém desde a relação de presença do seminário até as principais reivindicações dos familiares de vítimas para construção da edificação.
– Os familiares deixaram muito claro que não será algo como um grande edifício ou museu, mas um local para sediar atividades da associação e da própria comunidade, um local de encontro, com espaço aberto.
COMO CONTRIBUIR
Formas de contribuição
– Pessoas físicas ou jurídicas podem doar utilizando a plataforma de financiamento coletivo disponível no site. Clique aqui para acessar
– Ao acessar a página, o doador deve clicar em "Apoiar este projeto" e escolher o valor desejado para a doação
– O pagamento será feito com cartão de crédito ou Moip (pagamento online). Há ainda a possibilidade de emitir boleto bancário
– As doações são declaráveis no Imposto de Renda e, dependendo do valor, o doador poderá ter direito a uma recompensa
– Mais informações aqui

*Colaborou Gabriela Perufo