Novidades pelo caminho

Exemplos que podem inspirar o processo de licitação do transporte em Santa Maria

Juliana Gelatti

A licitação do transporte coletivo em Santa Maria, anunciada ainda para este ano pelo prefeito Cezar Schirmer (PMDB), será mais um ingrediente a ser incluído no debate da qualidade do serviço prestado pelo Consórcio SIM e regulado pela prefeitura. E o assunto deve entrar na discussão pública nos próximos meses. A prefeitura adianta alguns itens que já estão previstos para o edital da concorrência, mas outras exigências a serem feitas às empresas candidatas serão definidas em audiências públicas.

Além do preço da tarifa, que passou de R$ 2,45 para R$ 2,60, um aumento de 6,1% que começou a valer na sexta-feira e que foi o estopim para os protestos que terminaram em violência, a expectativa é que a licitação torne o serviço, em geral, mais transparente e adequado às demandas e necessidades coletivas da cidade.

O edital ainda não tem data para ser publicado, mas a licitação é exigida por lei. Com base nos processos que estão sendo implantados em algumas capitais brasileiras, o Diário mostra exemplos que deram certo e que podem servir de inspiração para Santa Maria. Confira mais detalhes em uma reportagem especial na edição impressa deste fim de semana.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Defensoria Pública de Santa Maria analisará viabilidade de redução da passagem

Próximo

Manifestante grava desenrolar de protesto

Geral