A Escola de Ginástica Roberta Padilha compete, no próximo final de semana, na Capital Gaúcha. A equipe santa-mariense irá participar, no sábado, e, no domingo, da Copa e do Torneio Integração da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa). Serão 39 ginastas da cidade em uma competição que reunirá 16 agremiações e escolas de todo o Rio Grande do Sul.As disputas ocorrem por faixa etária e são divididas em individual e por equipes.
– Treinamos bastante durante o período da pandemia e estamos ansiosos por este evento, que servirá como uma retomada de competição com presença de público. Estamos felizes por podermos mostrar nosso trabalho, assim como os atletas irão conseguir demonstrar os seus talentos – afirma a técnica Roberta Padilha.
Entre as atletas de Santa Maria está Bianca Flores, 11 anos. Ela é vice-campeã estadual da categoria infantil.– Conheci a Escola Roberta Padilha e comecei a praticar a ginástica com seis anos. Eu fazia ballet e isso me levou à ginástica – comenta Bianca.
Leia mais sobre Esportes
Menino
De acordo com a professora e técnica Roberta Padilha, poucos são os meninos que praticam a ginástica rítmica. E a escola santa-mariense conta com Pietro Kanheski, 12 anos. Ele está no esporte há cerca de quatro anos.
– Desde os três anos eu fazia ballet e sempre adorei danças e ritmos. Uma vez fui ao shopping e vi que haviam inscrições para ginástica rítmica, algo que eu sempre quis fazer. Pelo fato de ter poucos meninos competindo na modalidade, a minha responsabilidade acaba sendo maior – avalia o menino.
A Escola Roberta Padilha funciona na Rua Daltro Filho, 252, no Bairro Fátima. Ela conta com 110 ginastas entre os que treinam na sede e os que praticam a ginástica rítmica em escolas pela cidade.