Retratação

Em nota oficial, vereador de São Vicente do Sul diz não ter 'nenhum preconceito referente à raça negra'

Marcelo Martins

"

Ainda repercute em São Vicente do Sul, município com 8,4 mil habitantes, as declarações feitas pelo vereador Gilberto Valdemar (PP) que fez insinuações quanto ao colega de legislatura, o parlamentar Joel Fernandes Marques (PT), que é negro. Recentemente, o progressista divulgou uma nota oficial em que se retrata com o vereador petista. Confira abaixo, um breve trecho fragmentado da declaração do político.

_"Quem me conhece, sabe que apesar de usar palavras ríspidas, à vezes, não possuo nenhum preconceito (...). Sempre participei de atividades voltadas à etnia negra. (...). Referi que tinha descendências negr e índia em minha família, o que revela que eu não tenho problema algum com tais raças (...) _ diz a nota assinada pelo vereador Gilberto Valdemar. 

Ainda no último dia 25 de novembro, o petista utilizava o chamado espaço regimental da Casa para falar sobre o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, quando teria sido interrompido pelo presidente da Câmara, o progressista Gilberto Waldemar, que teria feito insinuações sobre o parlamentar petista e sua família. À época, Gilberto Valdemar, que é presidente da Câmara, disse "que o racismo vem do próprio negro". O ruralista, de 60 anos, que está em seu terceiro mandato na Câmara também falou que "o branco é o escravo hoje e o negro que tem direito a tudo, a cota...". No final da manhã dessa segunda-feira, o progressista falou ao Diário e disse estar temerário quanto ao uso distorcido das suas declarações:

_ Estou muito preocupado com o fato de as pessoas estarem dizendo coisas que eu não falei. Quem ganha com isso? Aqueles que são meus opositores políticos e que tentam me desqualificar com isso tudo _ disse Gilberto Valdemar.

O advogado do progressista, Felipe Della Pace Rosa, disse ao Diário que ainda está estudando as medidas cabíveis para defender o seu cliente:

_ Vamos ver as medidas cabíveis a serem tomadas. Até porque foi um julgamento antecipado, não foi dada a chance de o meu cliente se defender.

Caso fez com que defesa de vereador negro
protocolasse "notícia crime" no MP e na Polícia Civil

Ricardo Jobim, advogado de Joel Fernandes Marques, protocolou ainda no último dia 29 de novembro duas notícias-crime. A primeira delas foi junto ao Ministério Público de São Vicente do Sul. Jobim pede a "abertura de uma ação penal por crime de racismo contra a coletividade". A segunda notícia-crime foi protocolada na Polícia Civil do município por "injúria racista" contra Marques e sua família. Na Comarca do MP de São Vicente do Sul, o promotor substituto Joel Dutra diz que, nos próximos dias, será enviada à polícia o material, um DVD com o teor da Sessão Plenária daquele dia. Joel Dutra adianta que deve pedir a instauração de um procedimento policial e que sejam ouvidos os envolvidos.

Confira, abaixo, a íntegra da Nota Oficial do vereador Gilberto Valdemar Rosa (PP):

"Eu, Vereador Gilberto Valdemar Rosa, venho a público informar que infelizmente posso ter usado de palavras erradas em minha explanação na Câmara de Vereadores, na data 25-11-2013, dirigindo-me ao vereador Joel Marques de Oliveira. Em minha explanação, quis citar um exemplo que não foi o adequado, apenas para manifestar que entendia que muito do racismo nos dias atuais acontecia entre a própria classe, citando trechos de reportagem que foi veiculada na RBS no dia da consciência negra, a qual se referia que em uma escola foram colocadas duas bonecas, uma branca e uma negra, onde as próprias crianças negras escolhiam a bran"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Vítimas de acidente em Santa Maria seguem internadas, uma em estado grave

Próximo

Encontrado o corpo do pai que sumiu ao tentar salvar filho no Rio Ibicuí em São Vicente do Sul

Geral