temperamental

Em 4 dias, Santa Maria terá de tudo: calor, sol, vento forte, chuva, friaca e geada

Silvana Silva

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Amanhecer com neblina forte nesta quarta na Avenida Hélvio Basso, em Santa Maria

Os próximos três dias em Santa Maria e na região serão para os fortes. De hoje até domingo, a previsão é que as cidades vivam uma verdadeira gangorra climática. E haja saúde para tanta mudança em um curto espaço de tempo. Para entender o que vem pela frente, o Diário conversou com dois meteorologistas - Gustavo Verardo, formado pela Universidade Federal de Santa Maria, e Carine Malagolini Gama, da Somar Meteorologia - que prepararam uma previsão de como o tempo deve se comportar.

- Esta onda de frio dos primeiros dias de agosto podem se repetir no começo de setembro. Mas devem ser os últimos dias de frio intenso no Rio Grande do Sul. Nas segundas quinzenas do mês, há previsão de grande variação de temperatura e vários dias de chuva, como é bem característico dos dois meses - afirma Carine.

A PREVISÃO, DIA A DIA

Hoje 
O dia começou com nevoeiro forte, que deu espaço ao sol. O tempo deve se manter firme, ensolarado e com máximas chegando a 23°C. É um bom momento para colocar as roupas na máquina de lavar e secá-las já que, nos últimos dias, essa foi uma tarefa difícil. À noite, a temperatura cai um pouco, mas menos do que nos últimos dias

Amanhã, quinta-feira
O dia amanhece com sol e temperatura na casa dos 19°C. Mas a chegada de uma frente fria traz vento o nosso velho conhecido, o vento norte. Pela manhã e até a metade da tarde, quando os termômetros podem marcar 27°C, deve ventar forte e ter uma sensação de abafamento. Para o final da tarde ou começo da noite, quem dá as caras é a chuva, que deve vir acompanhada de trovoadas, rajadas de vento de até 100km/h (e isso é muito). Durante a madrugada, a chuva segue em intensidade forte, e a temperatura começa a baixar.

Sexta-feira
Há previsão de chuva pela manhã, que deve ter temperatura mínima de 8°C ao amanhecer. A frente fria começa a se deslocar para o norte, e o tempo fica firme, mas sem sol. A tendência é de um dia nublado e aumento do ar seco e frio. A máxima não passa dos 15°C à tarde e, na madrugada de sexta para sábado, a temperatura cai vertiginosamente. 

Sábado
Com saudade dos dias gelados? Pois o sábado virá para matar a sua saudade. Ao amanhecer, deve fazer 3°C, e ter formação de geada forte. O sol volta a aparecer durante o dia, mas não chega a ter uma elevação grande na temperatura, que não passa dos 15°C

Domingo
O frio seco continua, com mínima de 6°C. Ao longo do dia, o sol aparece e eleva a temperatura para até 16°C. A partir do final de semana , começamos a registrar grande amplitude térmica, ou seja, variação de temperaturas durante o dia.

Próxima semana
Não tem previsão de chuva. Temperaturas devem se manter baixas ao amanhecer e nas madrugadas. Durante o dia, o sol brilha e eleva os termômetros. Na terça, a máxima pode chegar aos 25°C.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

16 concursos estão com inscrições abertas no Estado Anterior

16 concursos estão com inscrições abertas no Estado

Próximo

Servidores que recebem até R$ 6,8 mil têm seus salários quitados hoje

Geral