Em 2022, 7 bebês menores de 1 ano foram internados por dia em decorrência da desnutrição no país

Arianne Lima

Em 2022, 7 bebês menores de 1 ano foram internados por dia em decorrência da desnutrição no país
O cenário da fome no Brasil é alarmante, especialmente quando os efeitos afetam a população infantil. Em 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 2.754 internações de bebês menores de 1 ano em decorrência da desnutrição, sequelas e/ou deficiências nutricionais, o que equivale a sete crianças por dia.

A estimativa faz parte de um estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), que conta com dados do Sistema de Informações Hospitalares (SIH), do Ministério da Saúde e foram extraídos em 29 de dezembro de 2022.

Cenário

Conforme o levantamento, a região brasileira com maior incidência de casos foi a Nordeste, com 1.175 hospitalizações de bebês com menos de 1 ano por desnutrição em 2022. Em seguida, vem as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Norte. (Veja a lista abaixo).

Entre os estados, a Bahia lidera a lista ao registrar 480 internações hospitalares com esta causa. Já entre as capitais, é Salvador que apresenta o índice mais alto. Foram 159 casos no ano passado.

Em solo gaúcho, os números também chamam a atenção. No Rio Grande do Sul, foram registradas 159 hospitalizações durante todo o ano, sendo nove na capital. O Observatório reitera que os dados coletados no SIH ainda podem sofrer alterações, devido ao tempo necessário para finalizar os registros no sistema.

Fonte: Observa Infância

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Liquida Santa Maria começa na sexta com mais de 430 estabelecimentos participantes; confira Anterior

Liquida Santa Maria começa na sexta com mais de 430 estabelecimentos participantes; confira

Veja os novos preços para fazer a CNH; aumento chega a quase 6% Próximo

Veja os novos preços para fazer a CNH; aumento chega a quase 6%

Geral