Dono de loja é preso por participação em furto de 49 armas do próprio estabelecimento em Cruz Alta

Maurício Barbosa

Dono de loja é preso por participação em furto de 49 armas do próprio estabelecimento em Cruz Alta
Fotos: Polícia Civil (Divulgação)

Matéria atualizada às 11h52min de 17 de fevereiro de 2023A Polícia Civil deflagrou na manhã desta sexta-feira com apoio da Brigada Militar (BM), a operação “Senhor das armas”. As ações visam prender e identificar os envolvidos no furto de 49 armas de uma loja em Cruz Alta. Conforme as investigações, o proprietário da loja, que teria participação no crime, foi um dos presos na operação.

Policiais da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da força tática e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da BM cumpriram cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária. Outros dois suspeitos foram presos em flagrante por tráfico de drogas, posse de arma e associação criminosa. As investigações da Draco indicam que o dono da loja teria participação na simulação do crime e desviava as armas para favorecer uma facção criminosa que atua na região.

O delegado Ricardo Drum Rodrigues, titular da Draco de Cruz Alta e que coordenou as investigações destacou a agilidade de todos os órgãos envolvidos na ação e a importância da participação da Brigada Militar.

– Nós tivemos apoio da delegacia regional, da Brigada Militar, do Ministério Público, do Poder Judiciário. A união entre as instituições é fundamental no combate a criminalidade. Nós temos um caso bem forte, bem concreto. Há elementos muito fortes do envolvimento dele no crime. Agora vamos aprimorar e investigar mais a fundo para entender a participação dele. A conclusão que temos até o momento, é que houve uma simulação relacionada ao furto, para o comércio ilegal dessas armas. Elas estariam soltas por aí e até alimentando a criminalidade local. Ele está preso por comercio ilegal de arma, associação criminosa e comunicação falsa de crime. A Brigada Militar foi fundamental para investigar do caso – diz Rodriguez.

Rodrigues falou também que as investigações seguem em andamento para apontar todos os envolvidos no crime e quais foram as suas participações, além de tentar localizar as armas furtadas. Três pistolas foram recuperadas, quatro homens foram presos e um adolescente apreendido, no dia 10 no Bairro Toríbio Verissimo durante as investigações.

– As armas furtadas não foram localizadas. As armas que foram apreendidas são armas que eram usadas pelos criminosos e agora vamos analisar qual seria o uso e o destino desse armamento – explica o delegado.

Durante as buscas, os policiais apreenderam um veículo, armas, munições, celulares, insumos para recarga de munição, documentos, entre outros objetos. A polícia não informou se as armas apreendidas fazem parte do arsenal furtado da loja e se o proprietário é um dos presos. Os presos foram algemados, levados à Delegacia de Polícia (DP) onde foi feito o registro da ocorrência e depois foram encaminhados ao Presídio Estadual de Cruz Alta.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após caso de racismo, Carrefour financia nove bolsas de estudos para pessoas negras em instituições de ensino de Santa Maria Anterior

Após caso de racismo, Carrefour financia nove bolsas de estudos para pessoas negras em instituições de ensino de Santa Maria

Procuradoria da Mulher da Câmara faz campanha contra o assédio Próximo

Procuradoria da Mulher da Câmara faz campanha contra o assédio

Geral