Disputas de apoios para o segundo turno estão a pleno vapor no RS e no Brasil

Jaqueline Silveira

Disputas de apoios para o segundo turno estão a pleno vapor no RS e no Brasil

Lula e Bolsonaro disputam em nível nacional, Leite e Onyx no Estado.

O cenário político em solo e gaúcho e no Brasil não é muito diferente. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, disputam apoios para o segundo turno. Igualmente, no Rio Grande do Sul, Onyx Lorenzoni (PL) e Eduardo Leite (PSDB) travam uma disputa para ampliar as alianças para a batalha do dia 30 de outubro.

Em nível nacional, dois dos maiores partidos, PSDB e MDB, que apoiaram a candidata a presidente Simone Tebet (MDB), decidiram liberar seus filiados para escolherem entre Lula e Bolsonaro. No caso de Tebet, ela fez uma manifestação, nesta quarta-feira (5), de apoio ao candidato petista. Mas o MDB terá lideranças apoiando Bolsonaro, assim como no ninho tucano.

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, decidiu aderir à candidatura do atual presidente. Já o ex-presidente Fernando Henrique e o senador José Serra anunciaram apoio a Lula. Em solo gaúcho, Onyx já recebeu apoio do candidato a governador e senador Luis Carlos Heinze (Progressistas), decisão que também deverá ser tomada pelo seu partido. Já o PSB, do candidato Vicente Bogo, anunciou, quarta (5), adesão à candidatura de Leite.

O tucano, aliás, está embretado no caso de anunciar apoio a Lula ou Bolsonaro. Tende a perder com qualquer decisão. Contudo, os votos de Edegar Pretto (PT) ao Piratini podem ser decisivos pró-Leite. Por isso, a tendência é ele não declarar apoio a nenhum dos presidenciáveis, decisão que poderá implicar numa redução de danos diante da polarização nacional.

Leia todos os Colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Senado aprova projeto para financiar piso salarial da Enfermagem Anterior

Senado aprova projeto para financiar piso salarial da Enfermagem

Militar acusado de matar assessor da prefeitura de Jaguari irá a júri popular Próximo

Militar acusado de matar assessor da prefeitura de Jaguari irá a júri popular

Geral