A data de 19 de agosto é marcada pelo Dia Nacional da População em Situação de Rua. Em Santa Maria, nesta sexta, a partir das 13h30, o dia terá atividades, como roda de conversa com a defensora pública Valéria Brondani, distribuição de alimentos e roupas para as pessoas em situação de rua, além de confraternização aberta ao público na Praça Saldanha Marinho. No sábado as atividades continuam, das 15h às 16h, com o café da tarde na Rua Alberto Pasqualini. As ações fazem parte do seminário “O Direito de Lutar Por Direitos” promovido pelos projetos Café da Tarde Social e O Pouco que Vale Muito, de Santa Maria.
O dia foi criado em memória ao acontecimento conhecido como “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na cidade de São Paulo.
Leia também:
Envelhecimento saudável é tema de evento “Viva Bem com a Idade que Tem”, que ocorre neste sábadoMais de 3 mil pessoas moram em áreas de risco monitoradas pela Defesa Civil em Santa MariaPrefeitura de Santa Maria começa o envio de cartas de cobrança de parcelas do IPTU em aberto
Segundo a voluntária do projeto Café da Tarde Social, Ester Leite, a promoção de atividades para as pessoas em situação de rua é um trabalho realizado constantemente. Hoje, cerca de 150 pessoas em situação de rua estão cadastradas no projeto.
– A data é simbólica e volta os olhos para essa população. Mas, na verdade, é uma luta diária. Então, a ideia da roda de conversa é facilitar o acesso à informação sobre os direitos das pessoas em situação de rua. Além, claro, de arrecadar e distribuir doações de alimentos e de roupas e vamos promover uma confraternização bem legal na praça – explica Ester.
Ainda, de acordo com a organização, o objetivo do evento é, a partir das atividades, produzir um relatório com encaminhamentos sobre a realidade das das pessoas em situação de rua em Santa Maria.
Leia todas as notícias