Em prol da guarda responsável de animais e em combate ao abandono e maus-tratos, a campanha “Dezembro Verde” ocorre em todo o país durante o último mês do ano. Em Santa Maria, conforme dados da prefeitura, cerca de 97% dos animais que estão nas ruas são semidomiciliados, ou seja, possuem tutores que os mantém com portões abertos, o que possibilita a circulação pela cidade. Mesmo assim, a secretaria de meio ambiente alerta para o grande número de cães e gatos soltos e mantém canal de denúncias.
O superintendente de Controle e Bem-Estar Animal da secretaria, o médico veterinário Alexandre Caetano, explica que nos casos de abandono o animal fica em um local específico, à espera de quem o abandonou, e explica como ocorre o procedimento:
– Tiramos fotos e buscamos auxílio das ONGs que cuidam de animais para encaminhar para uma adoção responsável ou lar temporário. É um trabalho muito difícil, pois não é fácil identificar se o animal está mesmo abandonado. Os animais abandonados podem ficar muito tempo, seis meses, um ano, numa região. Isso ocorre porque as pessoas acabam alimentando eles, o que não é recomendado. O correto seria domiciliar o animal e encaminhá-lo para adoção, porque, ele estando na rua, aumenta a reprodução descontrolada – orienta.
Como realizar a denúncia
Para informar sobre algum caso de abandono, é preciso entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Em um primeiro momento ocorre a notificação, e após, a multa e até prisão por maus-tratos.
Dezembro verde
No dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional do Direito dos Animais. Além disso, a campanha leva o mês de dezembro por ser um dos meses que mais registra abandono de cães e gatos, junto a janeiro e fevereiro.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 89,5% dos abandonos são motivados por mudança de residência. Outros motivos frequentes são o pet crescer demais, o outro pet da casa não se adaptar ou mudanças na rotina do tutor. Somam-se a eles, a destruição de itens da casa e as necessidades no lugar errado. Todos os motivos que, no geral, poderiam ser evitados com o planejamento da adoção e a condução adequada dos contratempos, como adestramento, aumento no nível de atividade e enriquecimento ambiental.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria