Um desfile de moda na tarde desta segunda-feira fechou a 4ª Semana Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Santa Maria. Os 25 modelos contagiaram o público com personalidade e alegria. Eles aproveitaram a passarela montada no Royal Plaza Shopping Center para mostrar que, mesmo portando deficiências, podem fazer tudo.
Começa Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Santa Maria

— Para nós é muito importante, porque hoje um deficiente físico faz tudo que uma pessoa sem deficiência faz, mas ainda estive poucas oportunidades de emprego para as pessoas com deficiência. Na minha opinião tem que ter mais emprego — opinou Romário de Menezes, 47 anos, que desfilou no ano passado, mas nesse estava na plateia.
Patricia Marchiore, que desfilou pela primeira vez, conta como foi a experiência. — Eu estou um pouquinho nervosa, mas estou feliz de desfilar com meus amigos — Disse Patrícia.
Prática do sereísmo ganha adeptos em Santa Maria
Participaram alunos da Escola Antonio Francisco Lisboa, da Associação Colibri e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Maria. Ao todo, 14 lojistas cederam roupas ou acessórios para o desfile. O que, para a organização, é uma amostra de que o movimento pelas pessoas com deficiência está fazendo a diferença.
Confira, abaixo, o desfile completo:
— Quando os lojistas abrem espaço e até se oferecem para participar de um desfile como esse, a gente percebe que pelo menos estamos construindo uma consciência de que é essas pessoas são importantes e que diferente somos todos — disse Lucia Koff, secretária do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comdepedesma).
Patrimônio da cidade sofre com a buraqueira e abandono
Amanda Frantz, 23, foi convidada por uma assistente social de uma das entidades envolvidas para ajudar no desfile e se emocionou.
— São pessoas como nós, só que elas precisam um pouquinho de atenção especial e elas retribuem com muito amor, com muito carinho — comentou. A IV Semana Municipal em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência contou com seminários, encontros e shows.