temporal

Depois da chuva, Santa Maria tem poucos estragos

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Pedro Piegas (Diário)

O temporal chegou a Santa Maria com ventos fortes. Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia uma estação posicionada no aeroporto da cidade flagrou rajadas de vento de 85 km/h. A chuva avança pelo Estado. Até 15h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 30,8 milímetros na cidade. Há registro de queda de árvores e falta de energia.

Segundo os bombeiros, houve registro de queda de árvores, mas sem maiores danos, na cidade. Um caso aconteceu na Rua Capitão Vasco da Cunha, no Residencial Lopes, Bairro Parque Pinheiro Machado. Uma árvore também caiu sobre a VRS-830, no Distrito de Boca do Monte.

A Defesa Civil também atendeu a chamados de queda de árvores. Foram três nos bairros Nova Santa Marta, Patronato e Campestre. Em nenhuma dessas ocorrências houve feridos ou danos à residências ou fios elétricos. De acordo com o superintendente da Defesa Civil, José Almir Monteiro do Amaral, não houve pedidos de lonas.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Defesa Civil (Divulgação)

ENERGIA
Houve registros de queda de luz na cidade. Conforme a RGE, na tarde de sábado, equipes da concessionária trabalhavam para restabelecer a energia e normalizar o fornecimento.

A companhia não informou quantas residências foram afetadas nem em que locais se concentravam as ocorrências de falta de luz. O abastecimento seria normalizado, conforme a RGE, assim que os reparos na rede fossem concluídos. Porém, não foi estimado um horário para a finalização dos serviços.

REGIÃO

Não foram registrados estragos de grandes proporções em municípios da região. Confira abaixo o acumulado de chuva nas cidades com monitoramento do Inmet até 16h.

  • Santa Maria - 30,8 mm
  • São Gabriel - 17,2 mm
  • São Vicente do Sul - 38,2 mm
  • Santiago - 43 mm
  • Cruz Alta - 34,8 mm
  • Tupanciretã - 29,8 mm
  • Caçapava do Sul - 15,2 mm

PREVISÃO DO TEMPO data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)

Chuva é constante em todo o município na manhã deste sábado

Todo o Estado está sob alerta de tempestade neste sábado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Há chance de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. O Inmet alerta para cuidados a serem tomados em caso de temporal:

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

A Somar Meteorologia também alerta para tempestades, que devem durar até a madrugada de domingo. A previsão é de que chova 40 mm neste sábado, e mais 3 mm no domingo.

* colaboraram Felipe Backes e Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Corintians recebe medalhas de campeão da Copa RS de Basquete Anterior

Corintians recebe medalhas de campeão da Copa RS de Basquete

VÍDEO: campanha arrecada alimentos para os mais de 600 animais do São Braz Próximo

VÍDEO: campanha arrecada alimentos para os mais de 600 animais do São Braz

Geral