Após uma liminar do Tribunal de Justiça que obriga que a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) a alocar pessoas que estão presas em delegacias de Porto Alegre e da Região Metropolitana, a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) passará a ser um dos principais destinos de criminosos presos em flagrante, preventivamente ou já condenados, por ter vagas disponíveis. Para autoridades da segurança pública da cidade há prejuízos tanto para a população do municípios como para os próprios presos.
Penitenciária de Santa Maria recebe 15 presos da região metropolitana
O delegado regional da Polícia Civil, Sandro Meinerz, acredita que a medida é altamente prejudicial para a cidade, já que a realidade criminal daquela região é diferente da de Santa Maria. Ele afirma que isso pode afetar os índices de criminalidade na cidade.
Polícia indicia 12 pessoas por tráfico de drogas
– Vamos ter um aporte diário de presos de uma outra realidade. Alguns vão ficar dias, outros meses, e vão criar vínculos aqui. Talvez as famílias se mudem para a cidade e isso pode incrementar nas estatísticas de furtos, roubos, tráfico de drogas. A realidade da região metropolitana é distante, com crimes diferentes, que podem passar a ser cometidos aqui. Podem ser mais de 80 presos criando laços e entrando e saindo da Pesm. Eles vão ser soltos aqui, mas será que vão voltar? – questiona.
Operação Palco é deflagrada em Santa Maria
Recentemente, em novembro do ano passado, a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Ento"