Sistema prisional

Penitenciária de Santa Maria recebe 15 presos da região metropolitana

Naiôn Curcino

"

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado autorizou que presos que estavam detidos em delegacias de Porto Alegre e da Região Metropolitana fossem transferidos para a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), uma das poucas que ainda têm vagas no Estado. Essa possibilidade já havia sido levantada em outras oportunidades, mas a pressão da Vara de Execuções Criminais, da Brigada Militar e da Polícia Civil impediu que isso ocorresse. O temor é que criminosos perigosos cheguem a Santa Maria e consigam espalhar as facções pela cidade e pela região. Os primeiros 15 detentos chegaram a Santa Maria por volta das 21h desta terça-feira.

Celulares são encontrados dentro de televisão em presídio de Santa Maria

Pela primeira vez desde que foi inaugurada, em 2011, a Pesm funciona com a capacidade acima dos 650 presos (atualmente, são 700). A capacidade da cadeia é para 766 detentos. Dos 15 que chegaram na noite de segunda-feira, três foram soltos já na manhã desta quarta-feira por que conseguiram a liberdade provisória.

Em 24 horas, BM detém 11 pessoas por envolvimento em crimes em Santa Maria

– Não sei quantos presos vão vir hoje. Podem vir réus primários ou não, de facções ou não. Há muito tempo lutávamos para que isso não acontecesse. Fiz um contato com a Vara de Execuções Criminais, mas é uma decisão de uma instância acima – afirma o delegado penitenciário regional, Anderson Prochnow.

Homem é detido ao tentar jogar celulares e armas artesanais para dentro de penitenciária em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Delegado afirma que vinda de presos de fora pode aumentar a criminalidade em Santa Maria

Próximo

Unidades de saúde fecham para capacitação de profissionais em Santa Maria

Geral