Foto: Eduardo Ramos
O campus de Camobi da Universidade Federal de Santa Maria voltou a se colorir nesta segunda com o início do semestre e a retomada das atividades presenciais. E, para dar as boas vindas aos calouros e receber os veteranos depois de dois anos desde a suspensão das aulas presenciais, o Diretório Central do Estudantes (DCE) promove a Semana da Calourada com uma programação artística e cultural que oferece oficinas e shows de bandas e artistas de Santa Maria.
Evento de cosplay reúne mais de 300 pessoas em Santa Maria
No hall dos restaurantes universitários I e II, os estudantes podem aproveitar a Central da Calourada para tirar dúvidas e conferir o cronograma de atividades da semana. E, no hall do restaurante universitário I, a Rádio UFSMER fica disponível para mandar recados, dar dicas sobre a vida na UFSM e, também, divulgar as programações de cada curso.
Além disso, a Semana da Calourada conta uma série de oficinas e atrações artísticas gratuitas que vão movimentar o campus durante a semana. Nesta terça, a partir das 13h, na secretaria do DCE, a rede de cursinhos populares Podemos+ oferece uma oficina de grafite. E o Megafone da Calourada, evento musical, recebe os artistas Willian Rodrigo da Silva Canani, às 11h, e DianaArquia às 18h30, para animar a galera.
Gabrielense é escolhido como patrono dos Festejos Farroupilhas 2022
Segundo o coordenador do DCE, Luiz Boneti, a semana foi pensada para acolher tanto os novos estudantes quanto os veteranos que estavam com saudades de frequentar o campus da UFSM. Além disso, Luiz conta que a programação do evento busca valorizar bandas e artistas de Santa Maria.
– Queremos honrar o nome de “Cidade Cultura”, então a Semana da Calourada recebe bandas e artistas que se interessam em movimentar a primeira semana de aula dos calouros. E, claro, esse evento tem um peso maior justamente porque estávamos há dois anos sem frequentar a UFSM plenamente. O nome desse ano é justamente “reocupar a UFSM”, voltar a frequentar esses espaços tão importantes para os estudantes e para a cidade – comemora Luiz.
Ainda, ao longo da semana, o evento terá oficina teatral com o Coletivo Franca, de dança do ventre com a dançarina Giovana Moura Domingos e de fotografia com a artista Thamires Messerchimidt. Já os shows ficam por conta das bandas de hardcore Veloz, Three X e Chá de Broders, da cantora Viviane Maxwell, do bailarino André Martin e do rapper Atitude Consciente.