Dados, medidas e sugestões para proteger alunos e professores em debate na Câmara de Santa Maria

Jaqueline Silveira

A tragédia na creche em Blumenau (SC), ocorrida na manhã de quarta-feira (5), em que quatro crianças foram mortas por um jovem de 25 anos pautou as manifestações de alguns parlamentares na sessão desta quinta-feira (6) da Câmara de Santa Maria.

Professor estadual, Danclar Rossato (PSB, à esq.) disse que os atentados ocorridos em Blumenau e São Paulo — em que uma professora foi morta e alunos ficaram feridos — reforçam a necessidade de mais investimentos em educação. “Quando isso acontece (tragédias), alguma coisa falhou no processo. Quando nós vemos, cada vez mais, essa situação, ficamos muito preocupados”, afirmou o parlamentar.

Ele citou, ainda, dados fornecidos pela Guarda Municipal de Santa Maria sobre episódios ocorridos em escolas da rede municipal de ensino. Entre janeiro de 2021 a dezembro de 2022, conforme Danclar, foram registradas 3.091 ocorrências gerais e 99 ocorrências com violência. “O caminho que esses adolescentes e crianças estão trilhando não é o que queremos”, alertou o socialista, que tem um projeto em tramitação desde 31 de março, no Legislativo, sobre medidas para promover “a segurança, a prevenção, a proteção e o combate à violência contra profissionais” das escolas municipais.

Autor da lei – junto com o colega Getúlio de Vargas (Republianos) – aprovada no Legislativo e que prevê a instalação de câmeras de monitoramento nas instituições de ensino Infantil e Fundamental, o atual líder do governo Jorge Pozzobom (PSDB), Alexandre Vargas (Republicanos), anunciou que fará uma sugestão à prefeitura. Trata-se de um convênio com o governo do Estado para que bombeiros e brigadianos aposentados, mas que continuam trabalhando, possam fazer a segurança nas escolas do município. Ele acrescentou que o Executivo poderia ajudar a pagar o abono de permanência recebido pelos servidores aposentados. “Temos de começar a pensar, não é um caso isolado. São vários casos que vêm acontecendo e a gente tem de tentar fazer algo para que (atentados) não aconteça mais”, afirmou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria e o Santa+

Confira os horários e locais das celebrações da Semana Santa Próximo

Confira os horários e locais das celebrações da Semana Santa

Geral