Durante esta semana, um grupo de 21 crianças aproveitou o descanso das aulas para se divertir em uma colônia de férias. A iniciativa, promovida pela unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Lídia, é voltada a crianças de oito a 12 anos, das vilas Lídia e Arco-Íris, no bairro Noal.
Diário de Santa Maria lança projeto para os bairros
Conheça a tia Maria, a centenária do bairro Tancredo Neves
A ideia é proporcionar atividades de lazer para a comunidade durante o período, considerado ocioso para a criançada.
Durante as férias, eles acabam ficando muito tempo na rua, e a gente sabe que a rua não ajuda muito, né? Fazer ações deste tipo é importante porque nos aproxima deles e das famílias explica a residente em Educação Física Camile Araújo, uma das responsáveis pela organização do evento.
E foi graças à ajuda e ao apoio da própria comunidade que a colônia de férias saiu do papel: uma padaria do bairro doou os pães para os lanches, o grupo de mulheres da igreja proporcionou a oficina de dança na segunda-feira, e a equipe de jiu-jitsu que dá aulas em uma das escolas da vila também ajudou nas atividades.
Na quarta e na quinta-feira, as crianças participaram de gincanas no espaço do Sesi. As atividades da colônia terminam nesta sexta-feira, com um passeio pela Fábrica da Felicidade da Coca-Cola, na CVI Refrigerantes.