segurança

Contrato para câmeras de segurança da cidade acabou, e licitação sai só em 15 dias

Deni Zolin


Foto: Reprodução

O contrato com a empresa que prestava o serviço de monitoramento por câmeras em praças, ruas, escolas municipais e outros prédios públicos em Santa Maria acabou no final de junho, quando encerrou o prazo máximo, emergencial. Como a licitação para contratar uma nova empresa ainda não foi feita, Santa Maria só não ficará sem monitoramento porque as câmeras atuais seguem gerando imagens para a central da Guarda Municipal. Porém, à medida em que algumas estragarem, deixarão de operar porque não há mais contrato com a empresa que fornecia o serviço e fazia a manutenção. O grande problema será se a licitação demorar demais para ser concluída e, nos meses seguintes, parte das câmeras deixar de funcionar. Muitas das imagens servem para esclarecer crimes, como na foto acima, na Praça Saturnino.

Iluminação é ligada em trecho da Travessia Urbana

O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, diz que a licitação sairá logo e vai prever várias melhorias, como câmeras do cercamento eletrônico.

- O edital passou por análises do setor de licitações, e estão sendo feitos os ajustes finais. Acredito que em 15 dias estaremos com a licitação na rua - diz.

Projeto prevê cercamento eletrônico

A licitação prevê a troca das quase 700 câmeras que monitoram escolas, postos de saúde e praças, além do Centro, por equipamentos com resolução bem maior. Outro item será instalar rastreador em todos os veículos da Guarda Municipal, da Gerência de Trânsito e nas ambulâncias da saúde. Mas o principal ganho será com a instalação de 53 câmeras com a tecnologia OCR, que leem placas de veículos e, automaticamente, disparam um aviso à central quando detectam carros roubados ou até com o IPVA vencido.

Prédio da SUCV pode virar centro cultural após reforma

Esses equipamentos serão colocados nos acessos a Santa Maria e no Centro, num raio de 1,5 km. As câmeras também permitirão multar só por imagens de vídeo, se alguém estacionar em local proibido, por exemplo. O contrato prevê a rede de infraestrutura para uma futura instalação de uma central de acionamento remoto dos 72 semáforos da área central da cidade, que é prevista como contrapartida.

Outro ganho será a central de monitoramento, que terá oito telões de 60 polegadas e posições para quatro operadores. Permitirá que haja um guarda municipal, um fiscal de trânsito, um policial da Brigada e um policial civil ou bombeiro. Eles poderão monitorar crimes e acidentes para acionar equipes.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Acidente na BR-290 deixa uma mulher morta em Rosário do Sul Anterior

Acidente na BR-290 deixa uma mulher morta em Rosário do Sul

Chuva deve voltar a Santa Maria neste domingo Próximo

Chuva deve voltar a Santa Maria neste domingo

Geral